Notícias
03/03/2011
Mujica vai a São Paulo na tentativa de ampliar relações comerciais entre Uruguai e Brasil
 
Renata Giraldi
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Na semana depois do carnaval, o presidente do Uruguai, José "Pepe" Mujica, desembarca no Brasil. Mujica vai liderar uma comissão de empresários uruguaios que vai a São Paulo, no dia 14, para ampliar as parcerias entre uruguaios e brasileiros. Ele virá com uma comitiva que reúne quatro ministros – de Relações Exteriores, de Indústria, Energia e Mineração, de Agricultura e de Economia – e mais 80 empresários.

O ministro da Indústria, de Energia e Mineração, Roberto Kreimerman, informou ainda que estão marcadas reuniões na Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp). As reuniões devem incluir entre outros temas os dos setores agroquímico, automotivo, hoteleiro, de mineração e de indústria farmacêutica.

De acordo com a Fiesp, as conversas devem reunir ainda mais 18 empresários brasileiros em um dia de discussões em São Paulo. No ano passado, houve um evento semelhante, também promovido pela federação paulista, com empresários uruguaios.

Mujica vem ao Brasil no momento em que a presidenta Dilma Rousseff reiterou que a prioridade da política externa brasileira é intensificar as relações nas Américas do Sul e Central. No dia 31 de janeiro, Dilma foi à Argentina, no final deste mês está prevista uma visita ao Paraguai. Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai integram o Mercosul.

Edição: Talita Cavalcante

Fonte: Agência Brasil
Voltar - Início