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02/03/2011
Organics Brasil fecha US$ 16 milhões em exportações durante feira na Alemanha
 
O Projeto Organics Brasil, parceria entre o Instituto de Promoção do Desenvolvimento (IPD) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), participou da Biofach Nuremberg 2011 com resultado final de US$ 16 milhões em exportações para os próximos 12 meses. A Biofach Nuremberg é a maior e mais importante feira do setor de orgânicos do mundo, e aconteceu de 16 a 19 de fevereiro em Nuremberg, na Alemanha.

Oito empresas associadas ao Organics Brasil participaram como expositoras, no estande coletivo do Brasil na Biofach: MNPropolis, Art da Terra, Chá Mate Triunfo, Natural Fashion, Nutribotanica, Rio de Una, Surya e Florestas (as duas últimas no espaço Vivaness, exclusivo para cosméticos). Outras seis associadas participaram com estande próprio ou em parceria com clientes europeus, como: Native, Agropalma, Beraca, ABPO, além das certificadoras IBD, ECOCERT e IMO. Participaram também dez empreendimentos de cooperativas de agricultura familiar, ligadas ao Ministério do Desenvolvimento Agrário(MDA ).

“A Biofach é a grande vitrine do setor e é determinante para se avaliar o atual posicionamento do mercado global, as tendências para a agricultura e indústria”, explica Ming Liu, coordenador executivo do projeto Organics Brasil. Seguindo ele, a feira é também um termômetro do que o mercado espera das empresas. “Nesse ano pudemos notar que a demanda é crescente, especialmente nos setores de alimentos, cosméticos, têxteis e vinhos, que voltaram aos níveis pré-crise de 2009. Seguindo as tendências observadas nos anos anteriores, os temas e conceitos de mercado justo, produtos sustentáveis, uso de energia limpa, segurança alimentar e desenvolvimento social nos países produtores são cada vez mais demandados”, completa.

Ainda segundo o coordenador, o desenvolvimento e maturação das empresas brasileiras no mercado europeu vêm se consolidando de forma crescente. “Quatro empresas já estabelecidas no mercado europeu participaram da Biofach em espaços junto aos seus distribuidores internacionais. Este amadurecimento do setor abre espaço para novas ações de internacionalização do segmento”, complementa.

Em paralelo à feira, três eventos marcaram a integração do mercado brasileiro com o internacional. O MDA realizou um seminário sobre agricultura familiar para empresas de distribuição e tradings européias, com dados relevantes sobre a política de inclusão das cooperativas que plantam orgânicos. O Organics Brasil apresentou estudo sobre o mapeamento da área de produtores orgânicos no Brasil com base no Censo Agropecuário de 2006, que concluiu que 75% dos produtores identificados são da agricultura familiar.

No Congresso oficial da Biofach, a diretora do Planeta Orgânico, Bia Martins, e o representante do Conselho de Organização da Copa 2014 do Ministério dos Esportes, Claudio Langone, apresentaram painel sobre os temas que a Câmara de Sustentabilidade trabalha para viabilizar o conceito do Brasil na cadeia de orgânicos.Um seminário da Associação Brasileira de Pecuária Orgânica (ABPO) em parceira com a WWF Brasil apresentou o desenvolvimento da pecuária orgânica no país, onde atualmente estima-se um plantel de cerca de 80.000 cabeças certificadas. Ainda durante o evento, o Projeto Organics Brasil se associou ao IFOAM – Organização Internacional do Movimento da Agricultura Orgânica - e passa ser referência no Brasil e usar o selo da entidade mundial.

Mercado Global de Orgânicos

O mercado global já atinge perto de 60 bilhões de dólares, com o mercado norte-americano liderando, com cerca de 50% desse volume, pouco mais de US$ 29 bilhões, segundo a Organic Trade Association (OTA). Na Europa o mercado de orgânicos representa pouco mais de US$26 bilhões do mundial. Alemanha, França e Reino Unido são os principais mercados da Comunidade Européia.

O Brasil ocupa posição de destaque como fornecedor de produtos organicos, principalmente por causa de conceitos como a agricultura familiar, as riquezas e diversidades dos produtos dos diferentes biomas (Cerrado, Amazônia e Mata Atlântica), as atividades do extrativismo e a produção em escalas industriais.

Empresas brasileiras se destacam no mercado orgânico
A Beraca, que atua junto a projetos institucionais e sustentáveis na Amazônia, é uma referência mundial em fornecimento de insumos na indústria de cosméticos, com clientes como Natura, L’Oreal, L´Occitane, Shiseido e outras com reconhecimento internacional. Seu representante, João Mattos, explica: “Nosso maior ativo não é o produto, mas o trabalho gerado nas comunidades. Recebemos visitas de presidentes de empresas, revistas internacionais, ONGs que querem conhecer o modelo de trabalho, e de leva, compram nossos produtos”.

O gerente de exportação da Agropalma, André Gasparini, comprova a tendência e demonstrou otimismo na Biofach: “pudemos constatar que a Alemanha começa a sair de um período de dois anos de retração, e todo mercado europeu estará acompanhando. O mercado será forte em 2011 e estamos consolidando parcerias para grandes negócios”.

A Surya Brasil, que comercializa produtos em três continentes, destaca a busca por inovação de produtos: “Esse mercado cresce e precisamos inovar. Participamos de feiras convencionais do setor, mas a Biofach é, sem dúvida, onde concretizamos a maioria das prospecções em outros países e onde se tem a oportunidade de conhecer presidente e diretores das empresas“, afirma Vinicius Vasconcelos, diretor comercial.

Fonte: Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos - APEX
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