Notícias
02/03/2011
Indústria de frango fecha negócios em Dubai
 
Empresas brasileiras de carne de frango participam da Gulfood, feira de alimentos que ocorre nos Emirados Árabes. Elas já fizeram vendas e o setor espera crescer em presença na região.

São Paulo – Indústrias brasileiras produtoras de frango já fizeram vendas na Gulfood, maior feira de alimentos do Oriente Médio, que começou no último domingo e segue até a quarta-feira (2), em Dubai, nos Emirados Árabes. De acordo com informações do presidente da União Brasileira de Avicultura (Ubabef), Francisco Turra, as companhias do setor presentes na mostra já fecharam bons negócios. “A feira é um grande balizador para o ano. Um grande volume de vendas é negociado na própria feira. Garante uns bons meses de trabalho para as empresas brasileiras”, disse Turra, que falou com a ANBA por telefone, de Dubai.

A Ubabef levou para os Emirados cinco indústrias produtoras de carne de frango: Unifrango, Diplomata, Copacel, Globo Aves e Superfrango. O setor participa da mostra em um grupo de cerca de 30 empresas brasileiras, que são de segmentos como chocolates, biscoitos, balas, café, leites, sucos e massas, a maioria com participação orquestrada por entidades das suas áreas. No setor de carne de frango, grande parte da oferta brasileira na Gulfood é de frango griller, do tipo menor, mais consumido pelo mercado árabe.
De acordo com Turra, o Brasil já vende bastante carne de frango para o mundo árabe, mas há perspectiva de aumentar as exportações para a região. Isso porque alguns países, como Egito e Arábia Saudita, estão produzindo menos. Os egípcios em função de problemas sanitários que tiveram e na Arábia Saudita o governo tem cortado parte dos subsídios ao produtor. Com isso estes países acabam precisando importar mais, lembra Turrra.

De acordo com o presidente da Ubabef, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Kuwait, Iraque, Irã e Iêmen importaram no ano passado 1,659 milhão de toneladas de carne de frango. O fornecimento foi do Brasil, Estados Unidos e União Européia. O Brasil é líder nas vendas para o Oriente Médio, com 1,174 milhão de toneladas exportadas em 2010. E como goza de preferência na região, em função de fatores como a experiência com o halal, pode vender mais, acredita Turra. No último domingo, a Ubabef promoveu, junto às empresas do setor que estão em Dubai, um encontro para falar sobre estas perspectivas.

Não há na Gulfood, de acordo com Turra, respingos da crise social e política que atinge alguns países árabes. Ao contrário. "A feira está maior, melhor e mais participada", afirma. A participação das empresas da área, em um estande de 144 metros quadrados, ocorre por meio do projeto Brazilian Chicken, que é ação conjunta da Ubabef com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex).

Fonte: Agência de Notícias Brasil-Árabe - ANBA
Voltar - Início