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28/02/2011
Ministro anuncia 61% da obra de dragagem concluída
 
Anunciada a conclusão da dragagem dos trechos do canal externo até o Armazém 6.

O Ministro dos Portos, Leônidas Cristino, anunciou na manhã de hoje (25/02), a conclusão da dragagem dos trechos 1, 2 e 3, que vão do canal externo até o Armazém 6, do Porto de Santos. A obra, no valor de R$ 199,5 milhões, deverá ser finalizada em setembro deste ano e está sendo realizada pelo consórcio Draga Brasil.

O próximo passo será entregar a documentação junto a Capitania dos Portos, para assim homologar a profundidade adquirida com a dragagem. Em encontro recente com o Ministério da Marinha, em Brasília, Leônidas apresentou a importância desta obra para o cenário nacional, uma vez que o Porto de Santos é o maior da América Latina, e responsável por 26% do fluxo do comércio exterior do País. O Ministro solicitou celeridade ao processo de homologação.
Esta obra compreende no aprofundamento do canal para -15 metros e o alargamento dos atuais 150 metros para 220 metros. Este resultado possibilitará o tráfego de navios, em mão dupla, por grande parte da frota que circula atualmente em águas brasileiras. Com o resultado obtido, Cristino garante o aumento de 30% na capacidade operacional do porto, tornando-o atraente para novos negócios. Em uma segunda etapa, o canal externo será dragado para 17 metros. Os recursos já estão previstos no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

A dragagem irá beneficiar diretamente o chamado Corredor de Exportação, terminais de contêineres, localizados no início do canal e a movimentação de açúcar. Esse empreendimento vai tornar o complexo portuário santista ainda mais competitivo, com capacidade para receber navios “pós-panamax”, que possuem 280 metros de comprimento e 42,8 metros de boca (largura), calado de até 13,5 metros e capacidade de transporte para até 70 mil TPB (Toneladas de Porte Bruto).

Os trechos 1,2 e 3 somam 19 km, de um total de 24 km que deverão ser dragados. A obra iniciada em fevereiro de 2010, conta com dois equipamentos: A draga Xin Hai Hu, de 13,500 mil metros cúbicos, recentemente vistoriada pelo Ministro, e a Hang Jun 3001 de 5 mil metros cúbicos.

A Secretaria trabalha ainda na obra de derrocamento das pedras de Tefée e Itapema, localizadas no canal de navegação do porto santista. A empresa Ster apresentou a proposta mais vantajosa na Concorrência Internacional, no valor de R$ 25.592.142,96. Segundo o Ministro, essa obra é vital para a continuidade do aprofundamento do canal de navegação. Leônidas já informou que a execução será antecipada em quase 1 ano, devido a modernidade do equipamento, um dos melhores do mundo. A Yuan Dong 007, com 10 sondas de perfuração hidráulica, permite uma grande velocidade na execução dos serviços.

Além disso, ainda neste primeiro semestre, o casco soçobrado ( naufragado) há 31 anos, do navio Ais Giorgis, deverá ser retirado em breve, através da contratação de uma empresa especializada na retirada deste material, que será licitada pela Codesp. Hoje, ele está obstruindo parte do canal de navegação e precisará, portanto, ser removido, para que a obra de alargamento não seja comprometida em seu resultado final.

Fonte: Porto de Santos
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