Notícias
24/02/2011
Paraná liderou exportação de frango em janeiro
 
Maior produtor nacional, estado representou 27% dos embarques no país

Balanço de exportação de janeiro fechou com um aumento de quase 40% (foto: Divulgação)

A indústria avícola do Paraná começou o ano a todo o vapor. O estado liderou as exportações de carne de frango em janeiro, embarcando 80,45 mil toneladas e atingindo uma receita de US$ 153,72 milhões, segundo dados do Sindicato das Indústrias de Produtos Avícolas do Estado do Paraná (Sindiavipar). Com esse volume, o Paraná foi responsável por 27,21% do total de carnes avícolas exportadas pelo país no mês.

Assim, o balanço de exportação de janeiro fechou com um aumento de quase 40% em relação ao mesmo período do ano passado, quando o estado comercializou no exterior 57,77 mil toneladas. O crescimento também se refletiu no faturamento, que apresentou alta de 58%, se comparado a janeiro de 2010, quando a receita cambial foi de US$ 96,84 milhões.

“Como os menores volumes embarcados no ano são normalmente registrados em janeiro, estamos bastante otimistas para 2011. Os embarques paranaenses de carne de frango devem registrar aumento acima de 5% este ano”, avalia Domingos Martins, presidente do Sindiavipar.

Maior produtor nacional, o estado fechou janeiro com uma produção de 250,14 mil toneladas de carne de frango, sendo que um terço desse número foi destinada para a venda em 120 países nos cinco continentes. Isso representa um acréscimo de 8,5% ante as 230,64 mil toneladas produzidas em janeiro de 2010.

De acordo com Martins, os produtores e abatedouros estão fazendo um trabalho árduo para aprimorar a exportação. “Hoje os números de produção de frango de corte no Paraná superam as nossas expectativas. Nosso objetivo é manter a meta acima de 80 mil toneladas de carne por mês no estado para exportação”, comenta.

O aumento na produção e na exportação se deve também ao preparo dos abatedouros paranaenses para a produção de carne de frango. Martins comenta a boa situação dos abatedouros do estado. “Hoje temos 27 abatedouros habilitados pelo Ministério da Agricultura para exportação de frango. Isso significa que 82% das empresas paranaenses do ramo estão aptas a exportar, confirmando a qualidade do produto paranaense”.

Fonte: Bem Paraná
Voltar - Início