Notícias
24/02/2011
Governo fará novo levantamento para identificar falhas nas exportações de empresas de pequeno porte
 
Luciene Cruz

Brasília – A baixa adesão do setor privado, em 2010, fez com que o Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte reiniciasse hoje (23) o segundo levantamento para identificar as falhas nas exportações de bens e serviços das micro e pequenas empresas (MPEs) cadastradas no Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).

O objetivo do estudo é elaborar políticas de incentivo às exportações. A primeira pesquisa foi realizada no ano passado. No entanto, o número insuficiente de respostas dos questionários enviados pelos empresários fizeram com que os técnicos tenham preferido não repassar os dados e reiniciar o processo.

A pesquisa será feita pelo Comitê de Comércio Exterior do fórum e deve ser concluída até 30 de junho. Com a finalização do levantamento, a expectativa é que os dados sejam atualizados a cada seis meses. Dessa forma, o estudo poderá dimensionar se as medidas adotadas pelo governo para estimular as exportações têm obtido o resultado desejado.

Para que o estudo seja bem sucedido, o governo espera ampla participação do setor privado, com o qual será possível identificar as necessidades e a urgência do segmento ao realizar vendas externas. Todas as informações respondidas no questionário são confidenciais.
Edição: Lana Cristina

Fonte: Agência Brasil
Voltar - Início