Notícias
24/02/2011
CônsuI de Israel visita a federação do Paraná
 
Curitiba - A Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) recebeu nesta quarta-feira, 23 de fevereiro, a visita do cônsul-geral de Israel em São Paulo, Ilan Sztulman. Segundo ele, um dos principais objetivos da aproximação com a FIEP é a busca de parcerias que possibilitem a concretização de acordos para cooperação tecnológica entre empresas e instituições israelenses e paranaenses e a ampliação do relacionamento comercial.

O cônsul Ilan Sztulman destacou algumas similaridades entre seu país e o Paraná que, em sua opinião, podem ser aproveitadas por indústrias e instituições israelenses. “Tanto Israel quanto o Paraná têm o foco na inovação e entendem que só com cooperação é possível avançar”, disse. “As fronteiras políticas atualmente servem apenas para delimitar territórios. Por isso precisamos romper essas fronteiras com muita cooperação internacional para alcançarmos o desenvolvimento conjunto”, acrescentou.

De acordo com Sztulman, uma das primeiras áreas em que podem ser abertas oportunidades de cooperação entre seu país e o Paraná é a de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I). “Israel e Brasil têm um acordo bilateral para a realização de pesquisas conjuntas, inclusive com fundos já alocados, e isso deve ser aproveitado por instituições dos dois países”, declarou.

Durante a visita, o cônsul foi apresentado a várias áreas do Sistema FIEP que podem contribuir para a aproximação entre empresas e instituições de Israel e do Paraná. “O encontro foi uma grande oportunidade para apresentarmos o trabalho que realizamos na FIEP. Nos colocarmos à disposição para uma cooperação mais estreita no futuro”, disse o vice-presidente da instituição, Rommel Barion.
Resultados práticos dessa aproximação podem surgir em breve, como afirma a coordenadora do Centro Internacional de Negócios da FIEP (CIN), Janet Pacheco. “Pretendemos firmar parcerias para levar empresários paranaenses a Israel com foco especialmente em troca de tecnologia. Também pretendemos organizar eventos para receber empresários israelenses dispostos a realizar negócios no Paraná”, explicou.

Outra área do Sistema FIEP que pode articular acordos de cooperação com instituições israelenses de PD&I é o Centro Internacional de Inovação (C2i), cuja estrutura foi apresentada ao cônsul pelo diretor-executivo Filipe Cassapo. Atualmente, o C2i é parceiro de diversas entidades estrangeiras, como o instituto Frauhofer, da Alemanha, a Universidade da Califórnia, Estados Unidos, e a Universidade de Copiègne, França.

Durante o encontro, o cônsul de Israel também recebeu informações sobre setores que podem representar oportunidades de negócios para Israel. Foi apresentado o estudo Rotas Estratégicas para o Futuro da Indústria Paranaense, realizado pelos Observatórios do Sistema FIEP, que aponta os principais segmentos portadores de futuro no Estado.

Fonte: Confederação Nacional da Indústria
Voltar - Início