Notícias
22/02/2011
Fiep recebe cônsul-geral da Alemanha
 
Representante do país europeu conheceu iniciativas da Federação e afirmou que interesse de empresas alemãs pelo Brasil tem crescido nos últimos anos

A Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) recebeu nesta segunda-feira (21) o cônsul-geral da Alemanha em São Paulo, Matthias Von Kummer, e o cônsul honorário do país europeu em Curitiba, Andreas Hoffrichter. Eles conheceram a atuação do Sistema Fiep em diversas áreas e visitaram o Centro Internacional de Inovação (C2i).

Esta é a primeira visita oficial de Von Kummer ao Paraná, um dos estados que está sob a jurisdição do consulado-geral, além de São Paulo e Mato Grosso do Sul. Segundo ele, um dos objetivos da viagem é estreitar o relacionamento com entidades empresariais paranaenses e também com o governo do Estado, a fim de prospectar oportunidades para empresas alemãs. “Já temos grandes companhias alemãs instaladas aqui no Paraná, mas nos últimos anos cresceu muito o interesse de empresas de médio porte em realizar negócios com o Brasil”, afirma o cônsul. “Como o Paraná oferece boas condições para essas empresas, queremos ajudar nessa aproximação e a visita à Fiep é de suma importância para isso”, acrescentou.

Para o cônsul-geral, a realização da Copa do Mundo no Brasil, em 2014, tem aumentado o interesse de empresários alemães pelo País. “Mas, além disso, a própria estabilidade econômica brasileira é um fator que contribui para a atração de investimentos”, disse Von Kummer. O cônsul aposta que o relacionamento comercial e cultural entre os dois países deve se ampliar nos próximos anos, especialmente em 2013, quando será celebrado o “Ano da Alemanha no Brasil”.

O vice-presidente da Fiep, Rommel Barion, colocou a Federação à disposição do consulado para contribuir na aproximação entre empresas alemãs e brasileiras. Entre outros fatores, ele destacou os investimentos que o Sistema Fiep faz na educação como um ponto forte para as indústrias que se instalam no Paraná. “O Sistema Fiep, principalmente por meio do Senai, trabalha na qualificação de mão de obra para as empresas paranaenses, além de possuir outras ações educacionais, como o Colégio Sesi, a Famec e a Unindus (Universidade da Indústria)”, disse Barion.

Durante o encontro, o Sistema Fiep apresentou algumas de suas iniciativas ao representantes alemães. Entre elas, o Centro Internacional de Negócios (CIN), que trabalha pela internacionalização das empresas paranaenses e presta apoio a empresários estrangeiros interessados em realizar investimentos no Paraná. A coordenadora do CIN, Janet Pacheco, sugeriu a assinatura de acordos de cooperação entre a Fiep e instituições alemãs para estreitar a relação do Paraná com o país europeu. Foram apresentadas ainda a Gerência de Fomento da Fiep, que atua na identificação de oportunidades de crédito e investimentos na indústria do Estado, e os Observatórios Sesi, Senai e IEL, área que realiza estudos prospectivos sobre o setor industrial paranaense.

Após as apresentações, Von Kummer e Hoffrichter conheceram a estrutura do Centro Internacional de Inovação. O diretor executivo do C2i , Filipe Cassapo, também colocou o centro à disposição de instituições alemãs interessadas em firmar parcerias na área de inovação, pesquisa e desenvolvimento. “Já temos uma parceria com o Frauhofer Institut, o mais importante centro europeu de pesquisa e desenvolvimento, e estamos abertos a novos acordos com empresas e instituições alemãs”, disse Cassapo.

Fonte: Agência FIEP
Voltar - Início