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21/02/2011
Coprodução Brasil-Estados Unidos é anunciada no KidScreen Summit
 
A brasileira Studio Sumatra anuncia parceria com americana Toonzone Studios, para produção de animação. Participação brasileira no evento teve apoio de Apex-Brasil e ABPITV

A produtora Studio Sumatra, associada da Associação Brasileira de Produtoras Independentes de Televisão (ABPI-TV), fechou acordo de coprodução com o estúdio americano Toonzone. O acordo foi anunciado na festa de abertura do KidScreen Summit, evento mais importante de programação infantil, que acontece de 15 a 18 de fevereiro, em Nova York. As duas empresas irão coproduzir a animação Tiny Warriors, projeto criado por David Feiss, também criador e produtor da premiada série de desenho animado A Vaca e o Frango.

O primeiro encontro com a Toonzone aconteceu no MIPCOM 2010, onde a Sumatra esteve presente com apoio do Brazilian TV Producers, programa de exportação da ABPI-TV, realizado em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), a Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura e a EBC/TV Brasil.

A série, de 26 episódios de 22 minutos, será animada no Brasil. Além da produção, a Sumatra fará captação de recursos para o projeto. Segundo o produtor Eduardo Gurman, a captação deve ser feita entre investidores privados e a Toonzone já negocia sua distribuição em canais americanos. Para ele, o acordo mostra o fortalecimento da indústria audiovisual nacional. “É diferente dos moldes de acordos internacionais que costumam ser feitos no País, já que o Brasil, desta vez, irá coproduzir um projeto estrangeiro, e não ao contrário, como sempre ocorre”, diz.

Tiny Warriors conta a história de diferentes animais que são mestres em artes marciais, e precisam resgatar seu mestre sequestrado, seguindo pistas em cada episódio.

A festa de abertura do KidScreen Summit foi organizada pelo BTVP junto com a produtora americana Little Airplane. A comemoração aconteceu na sede da produtora em Nova York, e teve como tema o Brasil. Fazem parte da comitiva do BTVP no evento mais de 50 profissionais, representando 33 produtoras – a maior delegação brasileira já presente no KidScreen.

Além da festa, o BTVP e a Little Airplane realizaram um workshop para 17 empresas associadas ao programa. O evento abordou temas como roteiro e pitching. A Little Airplane é uma das principais produtoras internacionais de conteúdo infantil, presidida por Josh Selig, ganhador de diversos prêmios Emmy por seu trabalho em programas como Sesame Street.

Sobre o Brazilian TV Producers – BTVP

O BTVP é o programa internacional da ABPI-TV, criado em 2004 e realizado em parceria com SAv/MinC, Apex-Brasil e EBC/TV Brasil. Com o objetivo de promover o conteúdo audiovisual independente no mercado internacional, o BTVP viabiliza parcerias entre empresas brasileiras e estrangeiras (por meio de coproduções, vendas e pré-vendas para canais de TV, internet, telefonia celular e novas mídias).

O Brasil hoje é considerado um importante mercado no cenário internacional e integra o plano de negócios de coprodução de inúmeras TVs e produtoras. A gestão do BTVP é feita por um Comitê em que a ABPI-TV, SAv/MinC (Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura), Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) e EBC/TV Brasil são parceiros estratégicos e financeiros e o MRE (Ministério das Relações Exteriores), Ancine (Agência Nacional de Cinema) e BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) são apoiadores.

Sobre a ABPI-TV

A ABPI-TV reúne produtoras independentes de conteúdo do audiovisual para televisão e novas mídias e conta com mais de cem associados de diversas regiões do Brasil. Fundada em 1999, no Rio de Janeiro, a associação comemora mais de uma década trabalhando pelos seus principais objetivos: auxiliar no desenvolvimento do mercado audiovisual brasileiro; representar o setor em diversos fóruns de debates; incentivar a produção e novos modelos de negócio; analisar e estimular a utilização da legislação do setor, participando ativamente de suas regulamentações e alterações; oferecer capacitação ao produtor e apoiar a atuação do empresário brasileiro no mercado internacional.

Fonte: Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos - APEX
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