Notícias
18/02/2011
Brasil vai ampliar as relações comerciais com países da África
 
Luciene Cruz
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O Brasil está próximo de fechar um acordo comercial com países africanos. Após reunião com o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, embaixadores de 15 países africanos que integram a Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC, na sigla em inglês) demonstraram interesse em ampliar as relações comerciais com o Brasil.

Segundo o embaixador da Namíbia, Lineekela Mhoti, a aproximação vai beneficiar a todos. “A intenção é atrair investimentos brasileiros em setores estratégicos para a economia dos países membros da SADC, como construção de aeroportos, mineração, turismo e qualificação de mão de obra”, afirmou.

Para o ministro Fernando Pimentel, a aproximação com os países africanos é uma das prioridades do governo da presidenta da República, Dilma Roussef. “O Brasil quer ser um parceiro estratégico e permanente da África”.
Para consolidar a proposta, o ministério prepara uma missão comercial ao Continente Africano no próximo semestre. A soma das riquezas produzidas pelos 15 países da SADC soma US$ 482 bilhões para um a população de 258 milhões de habitantes.

Edição: Vinicius Doria

Fonte: Agência Brasil
Voltar - Início