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16/02/2011
Inteligência Comercial orienta o setor de calçados na abertura do mercado chinês
 
• Estudos da Apex-Brasil orientaram estratégia de atuação para introduzir marcas brasileiras na Ásia

• Missão comercial do projeto Brazilian Footwear acontece na próxima semana em Hong Kong, Pequim e Xangai

Oito empresas apresentam marcas brasileiras de calçados em showrooms e desfiles nas cidades chinesas de Hong Kong, Pequim e Xangai, de 21 de fevereiro a 3 de março de 2011. O grupo integra a missão comercial organizada pelo projeto Brazilian Footwear, parceria da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) com a Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados).

A ação teve início em agosto de 2010 com o objetivo de promover e comercializar calçados nas principais cidades da Ásia. Na ocasião, seis empresários de marcas brasileiras já conhecidas no mercado internacional participaram de showroom e workshops em Hong Kong, Pequim e Xangai e estabeleceram o primeiro contato com o mercado chinês.
Nessa próxima missão, as marcas Albanese, Anatomic Gel, Democrata, Dumond, Miezko, Via Uno, Stephanie Classic e Lilly´s Closet participam de rodadas de negócios com compradores chineses selecionados e de desfiles, que terão também a presença de formadores de opinião, jornalistas, traders e varejistas. Durante os eventos, serão servidos vinhos e espumantes brasileiros, em uma parceria com o Wines of Brasil, projeto da Apex-Brasil com o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin).

“A inserção do setor de moda brasileiro no mercado chinês está baseada em inteligência, planejamento e preparação das empresas e é resultado de estudos e pesquisas de mercado que se iniciaram com o trabalho de Inteligência Comercial e Competitiva da Apex-Brasil sobre moda na Ásia, em 2008”, explica a gestora de projetos da Apex-Brasil, Deborah Rossoni.

Desde então, a Abicalçados realizou três missões prospectivas à China. “Essa próxima marca uma fase de mudanças na forma de pensar e agir do setor calçadista, que é conservador, mas vem buscando a inovação na forma de comercializar seus produtos e na abertura de mercados menos convencionais”, avalia Deborah. Segundo ela, iniciativas futuras preveem eventos conjuntos na China com outras entidades brasileiras do setor de moda, a partir de julho de 2011.

Negócios – Durante o ano de 2010, o Brasil exportou para Hong Kong 1.103.369 pares de calçado, com faturamento de US$ 21,3 milhões, sendo que o preço médio foi de US$ 19,34. Já para a China, o volume embarcado foi de 103.068 pares no ano passado, com faturamento de US$ 2,7 milhões e preço médio de US$ 26,02. “Após o evento realizado em agosto, com maior conhecimento do mercado, as empresas participantes estão em melhores condições de selecionar os parceiros mais adequados à sua estratégia de vendas – o que é indício de que o projeto de inserção no mercado chinês está chegando a um ponto crucial”, assinalou Cristiano Körbes, coordenador do Brazilian Footwear.

Fonte: Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos - APEX
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