Notícias
16/02/2011
Gestores se reúnem para elaborar planejamento 2011/2012 do projeto Primeira Exportação
 
Gestores do projeto Primeira Exportação de nove estados estiveram, nesta terça-feira (15/2), no Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) para uma reunião de coordenação técnica para elaborar o planejamento para os anos de 2011 e 2012.

O diretor de Planejamento e Desenvolvimento do Comércio Exterior da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do MDIC, Roberto Dantas, disse aos representantes das novas administrações estaduais que o Primeira Exportação será focado em uma gestão de resultados. "Vamos ter novas metas que podem ser alcançadas e objetivos mais claros sobre como realizar a seleção das empresas para o projeto", falou.

Dantas argumentou ainda para os gestores estaduais que "expor os produtos de uma região à concorrência externa é uma das melhores maneiras para se preparar para a concorrência do próprio mercado interno brasileiro, cada vez mais globalizado". Por isso, o diretor disse que a Secex irá trabalhar junto com os gestores para construir e expandir as estratégias estaduais de comércio exterior.

A coordenação nacional do projeto pretende consolidar o sistema de gestão integrada e a metodologia de implementação nos estados, aprimorar a interlocução com os comitês gestores, os governos estaduais e as entidades vinculadas.

A prioridade atual da Secex é aperfeiçoar a gestão do projeto, otimizar resultados e aumentar o número de empresas que concluem as etapas de acompanhamento para que elas comecem a exportação. Para tanto, é necessário que a pré-seleção das empresas tenha como critério essencial o potencial exportador da organização.

Primeira Exportação
Voltar - Início