Notícias
15/02/2011
Porto de Paranaguá recebe maior navio da sua história
 
O Porto de Paranaguá recebeu, na manhã deste domingo (13), o navio Maipo, de bandeira brasileira, que tem 306 metros de comprimento e é o maior navio a atracar no Porto. Procedente de Montevidéu, a embarcação movimentou 750 contêineres, entre exportação e importação.

Ao todo, o Maipo tem capacidade para 6500 contêineres. O navio pertence ao armador chileno CSAV e integra uma linha de freqüência semanal que atende a Costa Leste da América do Sul e a Ásia. Para se ter uma idéia, o maior navio a atracar em Paranaguá foi o Santa Clara, em novembro do ano passado, que tinha 299 metros de comprimento. “Nossa busca é para que o Porto de Paranaguá volte a ser destaque, receber navios deste porte indica que estamos no caminho certo” disse o superintendente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), Airton Vidal Maron.

O Maipo integra uma nova frota da CSVA que tem, ao todo, 12 navios porta-contêineres. Todas as embarcações tem capacidade para 6500 TEUs (contêineres de 20 pés) e substituirão a antiga frota que contava com navios de 4500 TEUs. O Maipo é o primeiro navio da linha a navegar na costa brasileira. A intenção da CSAV é substituir toda a linha até o final do ano.

De acordo com o diretor superintendente do Terminal de Contêineres de Paranaguá, Juarez Moraes e Silva, além de Paranaguá, a linha asiática a que o Maipo pertence passa por Santos (SP), São Francisco do Sul (SC), Montevidéu (Uruguai), Buenos Aires (Argentina) e Cingapura.

As duas próximas embarcações a integrarem a linha da CSAV são o Pangal e Mataquito. Cada um tem em média 1,2 mil tomadas para contêineres refrigerados e também atracarão em Paranaguá. “Os navios containeiros de última geração que atendem linhas na América do Sul, possuem um percentual importante de tomadas por conta de que o Brasil é o maior provedor mundial de proteínas animais e Paranaguá é líder, respondendo por 34% destas exportações” explicou Juarez Moraes e Silva e acrescentou:“Temos aqui em Paranaguá um terminal equipado nos moldes dos principais terminais do mundo”.

O Maipo é o quarto navio de grande porte a atracar no Paraná desde julho do ano passado, quando Capitania dos Portos do Paraná deu autorização para que o Porto de Paranaguá recebesse navios Pós-Panamax (com tamanho superior ao limite das comportas do Canal do Panamá). Até então, a norma de navegação vigente só permitia a entrada de navios com no máximo 285 metros de comprimento.

O navio está previsto para operar em 24 horas aproximadamente e deve desatracar na madrugada de segunda-feira (14). Depois de Paranaguá, o Maipo segue para Cingapura.

Fonte: Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina - APPA
Voltar - Início