Notícias
10/02/2011
Fiep recebe comitiva japonesa
 
A Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) recebeu nesta segunda-feira (7), em Curitiba, uma comitiva de técnicos da Agência de Fomento do Governo Japonês (Jetro). Eles vieram conhecer as iniciativas do Sistema Fiep e da indústria do Estado voltadas para o meio ambiente. 

O objetivo da missão japonesa é coletar informações para formatar um dossiê sobre as ações do Paraná nesta área. O documento servirá de base para o governo japonês avaliar as possibilidades de investimentos em meio ambiente e em tecnologias limpas, como energias renováveis e créditos de carbono, entre outras. 

De acordo com Herberthy Daijó, representante da Câmara do Comércio e Indústria Brasil/Japão do Paraná, Curitiba foi escolhida pela Jetro, junto com Taipei (China) e Estocolmo (Suécia), como uma das três melhores cidades do mundo para se investir no setor de meio ambiente e no desenvolvimento limpo. 

Além de Daijó, participaram da reunião Makoto Yamanouchi, presidente do Conselho Fiscal da Apaex (Associação Paranaense de Ex-Bolsistas Brasil-Japão); Hitoshi Nakamura, engenheiro e assessor da Novacar (Companhia Urganizadora da Nova Capital do Brasil); e Yoshiaki Usami, diretor da Jetro. Eles foram recebidos por Sandro Nelson Vieira, superintendente corporativo adjunto do Sistema Fiep; Filipe Cassapo, diretor executivo do Centro Internacional de Inovação (C2i); Janet Castanha Pacheco, coordenadora do Centro Internacional de Negócios (CIN); e Eduardo Kossovski, do Departamento de Captação e Fomento da Fiep. 

Durante a reunião, foram apresentadas as parcerias em inovação do C2i com universidades internacionais, como a Universidade da Califórnia e de Compiègne, da França. Também foram repassadas informações à comitiva do Japão sobre a 2ª Conferência Internacional de Cidades Inovadoras - CICI2011, que a Fiep promove entre 17 e 20 de maio, no Cietep, em Curitiba.

Fonte: FIEP
Voltar - Início