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01/02/2011
São Paulo Fashion Week: Apex-Brasil e entidades setoriais promovem a moda brasileira e aumentam as exportações do setor
 
A moda brasileira tem tido um desempenho crescente de vendas no exterior. É o que mostram os números do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic). Em 2010, todos os segmentos da economia relacionados à moda (calçados, têxteis, cosméticos e metais e pedras preciosas) apresentaram crescimento das exportações, em relação a 2009. Mais de 140 países consomem a moda brasileira, movimento que gerou US$ 8,04 bilhões para o país no último ano.

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) desenvolveu estratégias que contribuíram para esses resultados. As empresas que participam desses projetos foram responsáveis pela exportação de US$ 1,97 bilhões, em 2010 - 24,5% do total das exportações brasileiras nesse período.
São 1573 empresas apoiadas pelas ações de promoção comercial, entre as quais destacam-se o desenvolvimento de estudos de inteligência comercial e competitiva, que identificam os melhores mercados; os projetos compradores e vendedores, que colocam o empresário brasileiro em rodadas de negócio com compradores internacionais; e a participação em feiras e eventos internacionais,

A Agência mantém projetos de promoção de exportações e internacionalização de empresas brasileiras com sete entidades setoriais ligadas à moda: Associação da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), Associação Brasileira de Estilistas (Abest), Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBGM), Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec) e Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB).

Os projetos da Apex-Brasil junto às entidades apresentaram os seguintes resultados em 2010: produtores de calçados e couros apoiados pela agência aumentaram suas exportações em 11,3%, em relação a 2009; têxteis tiveram um desempenho 12,9% superior em 2010; e produtores de metais e pedras preciosas exportaram 34% a mais.

O diretor de Negócios da Apex-Brasil, Maurício Borges, destaca o papel de eventos como o São Paulo Fashion Week para o bom desempenho apresentado pelos projetos de moda. “O São Paulo Fashion Week está entre as cinco maiores semanas de moda do mundo. Os resultados das exportações da moda brasileira mostram a importância da parceria da Apex-Brasil com as entidades do setor. A presença de jornalistas internacionais no evento, como ação do programa, ajuda a promover nossos produtos em mercados considerados relevantes para as nossas exportações. Isso com certeza facilita a negociação futura de muitas de nossas marcas no exterior”, avalia.
Sobre a Apex-Brasil

A missão da Agência é promover a exportação de produtos e serviços brasileiros, contribuir para a internacionalização de empresas nacionais e atrair investimentos estrangeiros diretos para o Brasil. Em outubro de 2010, a Apex-Brasil recebeu o prêmio TPO Network Awards de melhor agência de promoção comercial entre os países em desenvolvimento, concedido pelo International Trade Centre (ITC), agência da Organização das Nações Unidas responsável por ajudar países a alcançar desenvolvimento humano por meio de exportações. A Apex-Brasil apoia 80 setores da economia brasileira em suas diferentes atividades. A Agência também preside a WAIPA, a associação mundial que reúne 249 agências de promoção de investimentos de 157 países.

Fonte: Apex
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