Notícias
05/01/2011
Produtos brasileiros recebem premiação internacional de design na Alemanha
 
O programa Design Excellence Brazil (DEBrazil) escolheu 100 produtos nacionais para participar do IF Product Design Award 2011, dos quais 23 foram premiado em uma das mais antigas e importantes premiações da área de design na Europa. Foram selecionados os produtos nas categorias Lazer/Estilo de Vida, Computadores, Luminária, Móveis/Têxteis, Casa/Cozinha, Medicina/Saúde, Indústria e Estudos Avançados.

Os competidores poderiam se inscrever em 16 categorias. Após essa etapa, o comitê seletivo nacional do DEBrazil aprovou 100 produtos, que seguiram para o júri internacional do IF, Alemanha. Na Alemanha, 99 se tornaram finalistas e 23 trabalhos foram premiados, tendo como critérios qualidade do design, acabamento, escolha de materiais, grau de inovação, adequação ambiental, funcionalidade, ergonomia, percepção do uso, segurança, valorização da marca, design global e uso de novas tecnologias.

Em 1° de março de 2011, os vencedores vão receber o selo IF e ficam expostos em espaço próprio do prêmio pelo período de uma ano em Hannover, cidade alemã onde acontecem as mais importantes feiras comerciais de Europa. Eles ainda integrarão uma mostra virtual na página do IF e o yearbook do prêmio, com uma tiragem de 5 mil exemplares e circulação por 43 países.

De acordo com a coordenadora do Programa Brasileiro do Design Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Fernanda Bocorny Messias, este foi o melhor desempenho da indústria brasileira nos últimos anos. “Também, merece destaque o aumento da participação das micro e pequenas empresas, que este ano representou 60% dos inscritos”, destaca.

DEBrazil

O programa Design Excellence Brazil (DEBrazil) é uma iniciativa do MDIC em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O programa é coordenado pelo Centro de Design Paraná.

O programa estimula a participação das indústrias brasileiras em prêmios internacionais de design, como o IF Design Award, considerada o “Oscar” do design mundial. É uma iniciativa do governo brasileiro, inédito no âmbito internacional, que contribui para mudar o posicionamento da produção nacional no mercado externo.

Para Fernanda Messias, os ganhos de competitividade das empresas participantes, suas marcas e produtos demonstram que o DEBrazil fomenta a competitividade das industrias nacionais, principalmente, daquelas que buscam a excelência internacional.

O design brasileiro

Nos últimos anos, o design brasileiro ganhou visibilidade no exterior. Os produtos brasileiros desenvolvidos por designers já podem ser vistos em grandes exposições mundiais, museus e lojas de grande importância para o setor. Hoje, o Brasil está em 8° lugar no ranking dos países mais premiados no prêmio, ficando à frente de países tradicionais no design, como Inglaterra e Suécia

A Bienal Brasileira de Design, que ocorreu entre 14 de setembro e 31 de outubro, ajudou nessa projeção internacional. Este foi o maior evento de design promovido pelo país e, na terceira edição deste ano, contou com a participação de quase 300 produtos que ilustraram a temática “Design, a Inovação e a Sustentabilidade".

Fonte: MDIC

Voltar - Início