Notícias
23/12/2010
Novoex registra mais de 25 mil operações
 
O Siscomex Exportação, implantado em 1993, deixará de operar dia 11 de janeiro de 2011 e será substituído pelo Siscomex Exportação Web (Novoex), em funcionamento desde 17 de novembro último. Nesse período, em que os dois sistemas estão operando paralelamente, o Novoex registrou 25.035 mil registros de exportação.
Quando estiver operando sozinho, o sistema deverá registrar os mesmos números do Siscomex que, em 2009, contabilizou 4,7 milhões de operações, com média diária de 20 a 23 mil registros de exportação. A expectativa é da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC). Segundo o secretário de Comércio Exterior, Welber Barral, “o novo sistema foi elaborado para facilitar, tornar mais ágil e diminuir os custos do processo para o exportador”.
Acesso direto
O Novoex pode ser acessado diretamente na página eletrônica do MDIC, sem a necessidade de instalação de programas adicionais. Os atuais usuários estão automaticamente habilitados a operar com o mesmo login e senha dos demais módulos do Siscomex.
Entre as inovações do Novoex está a totalização online dos valores e quantidades informados pelo exportador com críticas para valores incompatíveis. Pelo novo sistema, os usuários também podem gravar os Registros de Exportação (REs) e os Registros de Crédito (RCs), estes últimos feitos para as exportações financiadas com recursos tanto privados como públicos.
Os usuários ainda podem fazer Registros de Exportação por lotes, o que facilita o trabalho dos operadores, além de reduzir o tempo das operações. Além disso, quando o operador selecionar algum enquadramento relativo a Drawback, o sistema automaticamente abre uma tela específica para o cadastramento das informações pertinentes.
No Novoex, serão efetuadas apenas as operações comerciais (RE e RC), sendo que todas as operações aduaneiras continuam a ser realizadas da mesma forma nos sistemas da Receita Federal. Dentre as facilidades do novo sistema, também está o aproveitamento de informações de registros anteriores.
Fonte: MDIC
Voltar - Início