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17/12/2010
Programa Internacional de Capacitação para Novos Formatos termina com avaliação dos 25 projetos
 
Terminou esta semana, em São Paulo, o Programa Internacional de Capacitação (PIC) Novos Formatos para produção de conteúdos para televisão independente. O final do evento foi marcado pela apresentação dos 25 projetos selecionados com os aprimoramentos feitos na semana, além da seleção das ideias com maior potencial de exportação pelos consultores internacionais. O PIC foi realizado pela Associação Brasileira de Produtoras Internacionais de Televisão (ABPI-TV) por intermédio de seu braço internacional Brazilian TV Producers – parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

Os três projetos escolhidos foram The Football Project, da Mosquito Video, Carrapatos e Catapultas, da Zoom Elefante, e Damas do Samba, da Modo Operante, e, por isso, participarão do pitching do mercado de conteúdo RioContentMarket, que acontece de 16 a 18 de março, no Rio de Janeiro.

Dentre esses três, o The Football Project foi selecionado pelos especialistas internacionais para participar da competição transmídia Content 360 do MIPTV. O MIPTV é uma das maiores feiras de conteúdo do mundo, juntando produtores e distribuidores de TV, cinema e mídias digitais, e realiza anualmente o Content 360, voltado especialmente para o conteúdo multiplataforma. O projeto selecionado está automaticamente classificado para a competição. Além da classificação, o selecionado terá credencial, hospedagem e passagem para o evento, que acontece em Cannes, na França.

Para Liciane Mamede, produtora executiva da Mosquito Video, o feedback dos especialistas foi essencial para o desenvolvimento do projeto. “É a primeira vez que estamos mostrando o projeto e estamos muito felizes com o resultado”. Para Almir Correa, diretor da Zoom Elefante, “iniciativas assim estimulam a produção audiovisual brasileira a mostrar seu potencial criativo”. Já Luciana Freitas, produtora executiva da Modo Operante, acredita que a maior lição do PIC é começar a pensar os projetos multiplataforma desde o início. Luciana participou do PIC DOC em 2009 com o filme Positivas, premiado no Festival de Cinema do Rio de Janeiro.

Entre os especialistas presentes estavam Jeff Gomez, especialista norte-americano em transmedia storytelling e CEO da Starlight Runner, Raja Khanna, CEO, co-fundador e Chief Creative Officer da QuickPlay Media e co-CEO da GlassBOX Television Inc., Benjamin White, produtor independente norte-americano e CEO da Sling Media, Dan Fill, co-fundador e diretor da The Coffee Liberation Front, produtora de programas de TV, videogames e sites, e Jo Twist, editora do Channel 4, do Reino Unido.

Em debates e sessões de consultas individuais, os consultores orientaram os produtores independentes brasileiros no desenvolvimento de novos tipos de conteúdos para a televisão e mídias digitais. O PICé uma iniciativa da ABPI-TV, por meio de seu projeto internacional, Brazilian TV Producers, realizado em parceria com a Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura, a APEX-Brasil e a TV Brasil, para capacitar empresas brasileiras para atuação no mercado internacional.

Sobre o Brazilian TV Producers – BTVP

O BTVP foi criado em 2004 com o objetivo de promover o conteúdo audiovisual independente no mercado internacional. O programa viabiliza parcerias entre empresas brasileiras e estrangeiras (por meio de coproduções, vendas e pré-vendas para canais de TV, internet, telefonia celular e novas mídias). O Brasil hoje é considerado um importante mercado e integra o plano de negócios de coprodução de inúmeras TVs e produtoras internacionais. A gestão do BTVP é feita por um Comitê em que a ABPI-TV, SAv/MinC, Apex-Brasil e agora a EBC/TV Brasil são parceiros estratégicos e financeiros e o MRE (Ministério das Relações Exteriores), Ancine (Agência Nacional de Cinema) e BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) são apoiadores.

Fonte: APEX
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