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13/12/2010
Artesanato tem nova associação para promover as exportações
 
Dia 9/12, em Brasília, foi lançada a Associação Brasileira de Exportação de Artesanato (ABEXA) — nova entidade nacional criada com o objetivo de fortalecer as exportações do artesanato brasileiro. O evento foi realizado na sede da Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos). 

Pela primeira vez, os artesãos exportadores serão apoiados por uma entidade de âmbito nacional, que será composta, inicialmente, pelas seguintes instituições: ARTEST, do Paraná, que atende, principalmente, artesãos dos estados do Sul do país; Fazer Brasil, de São Paulo, e Centro Cape, de Minas Gerais, que trabalham principalmente no Sudeste; e Instituto Cearense de Artesanato (ICA), do Ceará, que atua nos estados do Nordeste. A ideia é que, a partir de agora, mais entidades e artesãos de todo o país passem a integrar a ABEXA .

A associação foi criada após um trabalho de planejamento estratégico realizado pelas entidades participantes, com o apoio de uma consultoria contratada pela Apex-Brasil, que já apoiava as exportações do setor por meio de Projetos Setoriais Integrados realizados em parceria com as entidades que agora compõem a ABEXA. “O trabalho que já vínhamos fazendo com o artesanato brasileiro no exterior será fortalecido e potencializado. A existência de uma entidade nacional facilitará a capilaridade do nosso apoio ao artesanato, atividade que está espalhada por todo o país e que tem imenso potencial”, afirma Mauricio Borges, diretor de Negócios da Apex-Brasil.

Tânia Machado, diretora geral da Associação, prevê que, “com a criação da ABEXA, haverá organização da oferta e da demanda de artesanato brasileiro para o exterior, melhoria dos resultados e uma reordenação do mercado, possibilitando que centenas de artesãos, hoje fora do processo, possam se engajar, aproveitando e absorvendo as experiências das instituições que compõem a entidade”. Tânia acrescenta que, com a ABEXA, o comprador estrangeiro passará a ter uma referência de onde buscar produtos de qualidade no Brasil. 

A diretora destaca que o artesão que exporta obtém 20% a mais de faturamento em relação ao que não exporta e também emprega 20% a mais de mão de obra, segundo dados de pesquisa Vox Populi contratada pelo instituto Centro Cape. Atualmente, há no Brasil, cerca de 8, 5 milhões de artesãos, que faturam mais de R$ 50 bilhões e adquirem aproximadamente R$ 20 bilhões da indústria brasileira em matéria prima.

Novos investimentos

A ABEXA e a Apex-Brasil fecharam convênio para um novo Projeto Setorial Integrado para o setor, com investimentos previstos de R$ 8 milhões, recursos aportados pela Agência e pelas entidades ARTEST, Fazer Brasil, ICA e Centro Cape. Entre as metas do Projeto, que terá dois anos de duração, estão o número de US$ 3,9 milhões de exportações em 2011 e 1,5 mil exportadores. Até setembro de 2010, as exportações das instituições parceiras da Apex-Brasil estavam em US$ 2,17 milhões. 

Com o novo Projeto, a partir de 2011, as ações de promoção comercial do artesanato brasileiro serão unificadas, o que permitirá otimizar recursos e potencializar a divulgação da imagem do produto brasileiro. Algumas ações previstas são a contratação de uma empresa de Relações Públicas na Europa e nos Estados Unidos e de um contêiner/loja itinerante, que irá rodar por diversos países da Europa, além da participação nas maiores feiras de presentes e artesanato do mundo, tais como a Maison Object na França, a Ambiente e a Tendence na Alemanha, a Bijoutex e a Intergift na Espanha, a Las Vegas Show e a Gift Fair nos EUA. Também serão realizadas atividades de capacitação, desenvolvimento dos artesãos e de inteligência comercial e competitiva.

Os países alvo do Projeto, escolhidos após um trabalho de inteligência comercial, são Alemanha, Espanha, Portugal, França, Itália e Estados Unidos.

Fonte: APEX
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