Notícias
06/12/2019
Começa nesta sexta, encontro de Vice-Ministros das Finanças do G20
 
O Secretário de Assuntos Econômicos Internacionais, Erivaldo Alfredo Gomes, participa nos dias 06 e 07 de dezembro, representando o Ministério da Economia, da Reunião de Vice-Ministros das Finanças e Vice-Presidentes dos Bancos Centrais do G20. Essa é a reunião de abertura da Presidência Saudita do G20 para autoridades da trilha financeira, que discutirá as prioridades e os programas de trabalho propostos para o ano de 2020.

Entre os principais temas de interesse do Brasil para o período da Presidência Saudita estão o desenvolvimento de mercados domésticos de capitais resilientes e inclusivos, o avanço na reforma da governança do Sistema Financeiro Internacional, a adoção de mecanismos comuns de relacionamento com os Bancos Multilaterais de Desenvolvimento e o aperfeiçoamento dos marcos regulatórios que permitam maior desenvolvimento dos mercados de capitais para atrair investidores privados para o setor de infraestrutura.

O GRUPO

O G20 reúne as 19 maiores economias do mundo e a União Europeia. A origem do grupo se deu em 1999, como resposta às crises financeiras da década de 1990. Após a crise financeira de 2008, o G20 se tornou o principal foro global de debate e entendimento sobre questões econômico-financeiras, tendo importante papel para a manutenção da estabilidade financeira mundial, por meio do diálogo ampliado e da cooperação entre seus membros, que representam 90% do PIB mundial.

Fonte: Ministério da Economia
Voltar - Início