Notícias
07/12/2010
Projeto 1ª Exportação abre inscrições para o ciclo 2011 em Minas Gerais
 
Estão abertas as inscrições para o ciclo 2011 do projeto 1ª Exportação em Minas Gerais. O projeto dá a oportunidade para alunos dos cursos de Comércio Exterior, Relações Internacionais, Negócios Internacionais e áreas afins atuarem como agentes de comércio exterior em micros, pequenas e médias empresas, inserindo-as no mercado internacional e aumentando a base exportadora brasileira.

Os estudantes são capacitados pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comercio Exterior (MDIC), se tornando agentes de comércio exterior com contínua orientação de um professor especialista e da coordenação estadual do projeto exercida pela Central Exportaminas.

Com o apoio do agente, cada empresa conhecerá os principais instrumentos governamentais de apoio à exportação e poderá participar das crescentes ações de promoção comercial no Brasil e no exterior junto a compradores de outros países.

"É uma oportunidade para as empresas começarem a se preparar para entrar no mercado externo, por meio de um projeto que alia baixo investimento e supervisão qualificada de instituições com destacada atuação em comércio exterior", afirma o coordenador do projeto em Minas Gerais, Carlos Malta.

Ao todo são cinco etapas do projeto: seleção e capacitação, diagnóstico, pesquisa de mercado, adequação de produto, promoção comercial, comercialização e plano de internacionalização. Segundo Malta, as inscrições podem ser feitas gratuitamente e já estão abertas. É importante que as inscrições sejam efetuadas rapidamente, uma vez que as vagas são limitadas e a seleção das empresas para 2011 já começou.

O projeto 1ª Exportação é uma ação conjunta da Secretaria de Comércio Exterior do Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comercio Exterior - SECEX/MDIC e conta com o apoio dos Correios, Sebrae-MG, Fiemg e Cetec. Atualmente estão envolvidos no projeto os estados de MG, RN, GO, ES, SC, PR, RJ, PE, BA e SP.

Para mais informações e inscrições, acesse o site: www.primeiraexportacao.mdic.gov.br
Fonte: Portal do Exportador
Voltar - Início