Notícias
26/11/2010
Secretário de Comércio e Serviços faz palestra sobre exportação de serviços de engenharia
 
O secretário substituto de Comércio e Serviços (SCS) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Maurício do Val, participou na tarde desta quarta-feira (24/11) do seminário "Exportação de serviços de engenharia, onde o futuro sempre está presente", no Rio de Janeiro. Na ocasião, do Val fez palestra sobre “Instrumentos de apoio às exportações de serviço de engenharia pela SCS / MDIC: presente e futuro”.

Dentre os assuntos abordados na palestra, o secretário apresentou dados da balança brasileira de comércio exterior de serviços. Ainda falou sobre o Sistema Integrado de Comércio Exterior de Serviços, Intangíveis e Outras Operações que Produzam Variações no Patrimônio (Siscoserv), a Promoção de Serviços Brasileiros no Exterior e as Comissões Bilaterais de Comércio.

Para Mauricio do Val, o Siscoserv vai viabilizar a medição informatizada do comércio exterior de serviços e a geração de estatísticas que auxiliarão na formulação e consecução de políticas públicas para o setor. “Esse iniciativa Governo Brasileiro vem para fortalecer a participação do País no comércio internacional de serviços”, ressalta.

O seminário foi promovido pela Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB) e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). Também participaram do evento o diretor da ApexBrasil, Maurício Borges; o superintendente da Área de Comércio Exterior do BNDES, Luciene Ferreira Machado; o gerente de Divisão do Banco do Brasil, Gustavo Iamin; e o secretário Adjunto de Assuntos Internacionais do Ministério da Fazenda e Membro do COFIG, Luiz Fernando Pires Augusto.

Fonte: MDIC
Voltar - Início