Notícias
12/11/2010
Mantega volta a defender adoção de sistema múltiplo de moedas
 
Seul – O ministro da Fazenda, Guido Mantega, reiterou hoje (12) a necessidade de adoção de um sistema múltiplo de moedas, ampliando as transações comerciais e como reserva. Atualmente o sistema mundial se baseia no dólar. Para Mantega, esse modelo é alvo de questionamentos, principalmente em momentos em que o dólar está frágil, como ocorre nos últimos meses.

“A tendência natural é que à medida que surjam outras economias, ocorra um sistema múltiplo de moedas. Mas não é uma coisa fácil nem rápida de se fazer. Mas manter a reserva em dólar [como ocorre atualmente] dá prejuízo”, disse o ministro.

Mantega afirmou que é possível mudar o sistema atual, embora reconheça que é necessário alterar a lógica e os hábitos vigentes. “A diversificação de moedas é possível. Mas não é fácil porque o comércio está acostumado com o dólar. A tendência geral é do multilateralismo.”

O ministro lembrou que nos últimos anos houve mudanças no cenário político e econômico mundial, o que indica que outras alterações podem ser concretizadas. “Antigamente quem mandava na economia mundial eram dois ou três países, mas hoje há uma mudança. Agora não é mais assim. Não é algo imediato”, disse.

De acordo com Mantega, esse é um tema presente em todas as discussões da Cúpula do G20 (que reúne as maiores economias mundiais) e estará pautado para os encontros de 2011 na França.
Fonte: Agência Brasil
Voltar - Início