Notícias
05/11/2010
MDIC participa do Salão Internacional do Artesanato
 
O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), por meio do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), coordenado pela Secretaria de Comércio e Serviços, estará presente no 3° Salão Internacional do Artesanato, que acontece de 5 a 15 de novembro, em Brasília, no Pavilhão Expobrasília do Parque da Cidade. Na programação estão previstas homenagens a mestres artesãos, oficinas, festival de folclore, palestras e shows.
O salão contará com mais de 200 estandes de 25 Estados brasileiros e do Distrito Federal. Desses, o MDIC adquiriu 26 estandes de 35 metros quadrados, oferecidos aos estados para a exposição de peças de artesãos de todo o país. O artesanato internacional também terá participação trazendo, em especial, o trabalho dos artesãos dos países ibero-americanos.
Programação
Durante os dez dias de evento, serão oferecidas cerca de 50 oficinas, com quinze vagas cada, em 15 modalidades diferentes de artesanato. As oficinas serão oferecidas de quinta a domingo, em dois horários, de 16h às 18h e das 18h às 20h. As inscrições serão realizadas uma hora antes do início.
Ainda, um palco será criado para receber atrações da música popular brasileira, como Maria Rita (6/11), Nenhum de Nós (10/11), Frejat (11/11) e Arnaldo Antunes (14/11). O preço para os shows e o salão é diferenciado, porém os que adquirirem entradas para as apresentações poderão circular pela feira e receberão mais dois convites para voltar ao local em qualquer outro dia.
Os estados brasileiros e o Distrito Federal serão representados por suas organizações de artesãos ou por entidades que apóiam o setor artesanal. Haverá ainda locais para exposição e comercialização de produtos ligados a projetos desenvolvidos por ONGs, entidades, organizações de artesãos ou por empresas que dão apoio ao artesanal brasileiro.
Este evento está se tornando tradicional em Brasília. Em 2009, contou com a participação de 19 estados, recebeu 80 mil visitantes e movimentou R$ 5 milhões em negócio. Neste ano, os organizadores esperam um público de 100 mil visitantes, com a expectativa de R$ 7 milhões em negócios realizados.
PAB
O Programa do Artesanato Brasileiro (PAB) atua em todo o território nacional com políticas públicas nas esferas federal, estadual e municipal, e em parceria com entidades privadas. Com o programa, busca-se um melhor aproveitamento das vocações regionais para preservar as culturas locais e para aumentar o empreendedorismo desta cadeia produtiva por meio da profissionalização. O programa tem o objetivo é gerar trabalho e renda e melhorar o nível cultural, profissional, social e econômico do artesão brasileiro.
Para saber mais sobre o evento, acesse o site www.salaodoartesanato.com.br.
Fonte: MDIC
Voltar - Início