Notícias
05/11/2010
Mantega: colocar mais dólares em circulação é medida de resultado duvidoso
 
Brasília - A decisão do Federal Reserve (Fed, o Banco Central norte-americano) de colocar mais US$ 600 bilhões em circulação é uma medida de resultado duvidoso e é o mesmo que ficar jogando dólares de helicóptero na economia. A avaliação é do ministro da Fazenda, Guido Mantega. Ontem (3), o Fed anunciou a compra de títulos do Tesouro dos Estados Unidos como forma de injetar mais recursos e aquecer a economia.
“Nós já temos hoje nos Estados Unidos uma taxa de juros baixa. Já há crédito suficiente na economia americana. E esse crédito não está indo para a produção. O consumidor e o investidor americanos não estão tomando crédito para investir”, disse Mantega depois de participar de reunião ministerial no Palácio do Planalto.
Para ele, o excesso de crédito acaba desvalorizando a moeda americana e o único resultado é que os Estados Unidos passam a ter uma competitividade maior no comércio internacional porque os seus produtos ficam mais baratos. “Tanta é verdade que hoje temos um déficit comercial com os Estados Unidos e isso nos afeta”, afirmou.
O ministro, que tem criticado essa medida, disse que fará o mesmo na reunião do G20 em Seul, na Coreia do Sul. Os líderes do grupo vão se reunir na próxima semana, nos dias 11 e 12. “De fato, todo mundo quer que a economia americana se recupere. Porém, não adianta ficar jogando dólar de helicóptero porque isso não fará brotar o crescimento. É preciso combinar um política monetária expansiva com política fiscal”, disse.
De acordo com Mantega, é importante aumentar o crédito e reduzir as taxas de juros, mas esse tipo de medida deve ser combinada com uma política fiscal, com estímulo ao consumo.
Fonte: Agência Brasil
Voltar - Início