Notícias
26/06/2018
MDIC participa de reunião com delegação empresarial de Macau
 

Representantes dos Ministérios da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) e do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPOG) se reuniram, nesta segunda-feira (25.06) com uma delegação empresarial de Macau durante o Encontro sobre a Cooperação Econômica e Comercial entre a China e Países de Língua Portuguesa.

Na reunião, que aconteceu em Brasília, o secretário de Comércio e Serviços do MDIC, Douglas Finardi, reforçou a importância da cooperação entre os países. Finardi lembrou que, recentemente, uma delegação do MDIC participou da 5ª Feira Internacional da China para o Comércio de Serviços (CIFTIS) em Pequim. Na ocasião, a comitiva apresentou os principais serviços que o Brasil pode oferecer aos chineses.

“Trouxemos da CIFTIS um resultado importante. Além de interagir com diversos parceiros, apresentamos possibilidades de parcerias no setor de serviços. Também observamos a dimensão da revolução do varejo chinês, que usa de tecnologia em larga escala. Foi uma agenda importante para aprofundar as relações, principalmente no que diz respeito a serviços”, lembrou.

O secretário também explicou à delegação de Macau que o MDIC tem implementado medidas para melhorar o ambiente de negócios e incentivar exportações de serviços. Em outubro passado, os governos do Brasil e da China assinaram um Memorando de Entendimentos (MoU) no setor de serviços com o objetivo de incentivar o comércio exterior e os investimentos bilaterais em serviços e promover o intercâmbio de informações sobre melhores práticas para fomentar serviços de maior qualidade, competitividade e eficiência. “Isso tudo favorece um ambiente para que a gente possa aprimorar nossas relações de serviços com a China”, disse.

A delegação de Macau foi presidida pelo secretário para a Economia e Finanças do Governo da Região Administrativa Especial de Macau (RAEM), Leong Vai Tac, e pela secretária-Geral do Fórum para a Cooperação Económica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa (Macau), Xu Yingzhen.

Fonte: Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços

Voltar - Início