Notícias
15/10/2010
Logística de comércio exterior como fator de competitividade
 
A participação brasileira no comércio internacional tem evidenciado a necessidade urgente de ações em prol da melhoria da logística nacional, não apenas relativas à infraestrutura de transportes e distribuição em um país continental, mas também às normas e aos processos administrativos e aduaneiros, cujos efeitos negativos se propagam nas três principais dimensões de uma operação de comércio exterior: custo, prazo e qualidade. Nesse sentido, a evolução competitiva brasileira passa necessariamente, por uma profunda revisão do processo logístico, de forma a aperfeiçoar, modernizar e simplificar os diversos procedimentos envolvidos tanto voltados à exportação, quanto à importação de bens.
Com esse objetivo, a Secretaria de Comércio Exterior (Secex), por meio do Departamento de Normas e Competitividade no Comércio Exterior (Denoc), dialoga, com diversos órgãos de governo que atuam como intervenientes na logística de comércio exterior para entender como cada um tem tratado as questões envolvendo o tema. Como forma de promover maior conhecimento e discussão sobre as iniciativas que se encontram em fase de planejamento ou execução, a Secex irá promover no próximo dia 09 de novembro, o seminário governamental "Logística de comércio exterior como fator de competitividade", a ser realizado no auditório do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) em Brasília voltado a órgãos públicos federais convidados.
O seminário irá destacar o papel da logística de comércio exterior como fator imprescindível ao aumento da competitividade exportadora dos produtos brasileiros e como meta estratégica do país com objetivo de incrementar qualitativa e quantitativamente o fluxo positivo do comércio exterior brasileiro, buscando o desenvolvimento sustentável de segmentos estratégicos da economia nacional.
O foco do evento é oferecer a oportunidade e o espaço para o debate entre órgãos intervenientes em assuntos de logística de comércio exterior, por meio do compartilhamento do conhecimento e da difusão de políticas, projetos e estudos ora em realização, bem como de propostas em fase de planejamento. Serão apresentadas iniciativas referentes à própria infraestrutura nacional para viabilização da logística de transporte e distribuição, aos diferentes modais de transporte e aos processos necessários à exportação e importação de bens que tenham impacto sobre a competitividade exportadora.
A agenda de palestras do seminário prevê ainda a apresentação das competências de cada órgão, com as respectivas iniciativas institucionais ou que envolvam cooperação, e a identificação de eventuais oportunidades de articulação ou intercâmbio de experiências.
Assim, serão ressaltadas e discutidas todas as iniciativas atuais que possam resultar em maior agilidade operacional, menores custos logísticos, melhor qualidade, facilitação do comércio, assim como alternativas de soluções racionais para mensuração e avaliação do desempenho da logística de comércio exterior, entre outras ações efetivas.
Foram convidados a proferir as palestras do evento representantes dos seguintes órgãos: Departamento de Normas e Competitividade no Comércio Exterior (Denoc), Câmara de Comércio Exterior (Camex), Ministério das Relações Exteriores, Ministério do Planejamento, Ministério dos Transportes, Secretaria de Portos, Agência Nacional de Transportes Terrestres, Agência Nacional de Transportes Aquaviários, Agência Nacional de Aviação Civil e Infraero. Oportunamente, será divulgado ao público uma síntese do evento e, em um segundo momento, o setor privado será convidado a contribuir para este processo.
Informações Gerais:
Local: Auditório do MDIC
Data: 09 de novembro de 2010
Horário: 08h30 - 13h00
Organização e realização: Departamento de Normas e Competitividade no Comércio Exterior / Secretaria de Comércio Exterior / Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior - DENOC/SECEX/MDIC
Apoio: Subsecretaria de Planejamento, Orçamento e Administração - SPOA/SE/MDIC
Fonte: MDIC- Informativo
Voltar - Início