Notícias
04/09/2017
Em encontro com Narendra Modi, Temer discute ampliação de acordos entre Mercosul e Índia
 

O presidente Michel Temer se encontrou, nesta segunda-feira (04.09), com o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, em reunião bilateral, durante 9Ŗ Cúpula do Brics, em Xiamen, na China. Os dois mandatários trataram de temas como energia, agricultura, cooperação espacial, investimentos e lista de preferências entre o Mercosul e a Índia.

Durante a reunião, Temer disse que, sob a presidência do Brasil, o Mercosul está ampliando a lista de preferências de 450 para 2 mil linhas tarifárias. O primeiro-ministro indiano afirmou que Brasil é o principal destino dos investimentos de seu país em petróleo e gás, com US$ 4,7 bilhões.

Os dois governantes falaram ainda sobre os aviões da Embraer, etanol, energia nuclear e cooperação científica.

Mercosul–Índia

O Acordo de Comércio Preferencial (ACP) entre o Mercosul e a Índia, assinado em janeiro de 2004 e em vigor desde junho de 2009, envolve concessões de 450 linhas tarifárias, de parte a parte, com tratamento preferencial e redução de tarifas que variam entre 10%, 20% e 100%.

O Mercosul e a Índia discutem a ampliação das atuais 450 linhas tarifárias para cerca de 2.000 novas linhas de cada parte. Está prevista reunião no primeiro semestre de 2017 para dar seguimento às negociações com vistas à ampliação do ACP.

Fonte: Portal Planalto

Voltar - Início