Notícias
28/08/2017
Marcos Jorge destaca medidas adotadas pelo governo para fortalecer desenvolvimento econômico do país
 

Em evento que reuniu dezenas de empresários brasileiros e japoneses nesta segunda-feira (28.08) em Curitiba/PR, o secretário-executivo do Ministério da Industria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Jorge de Lima, transmitiu uma mensagem de confiança ao setor produtivo, ao destacar o conjunto de medidas adotadas pelo governo federal para fomentar o desenvolvimento econômico e favorecer novos investimentos no país.

“O Brasil está passando por um momento importante de sua história. Estamos conseguindo avançar no processo de reestruturação dos pilares econômicos, por meio de reformas necessárias para melhorar o ambiente de negócios. Neste projeto, encaixam-se agendas prioritárias, como o teto dos gastos, as reformas trabalhista e previdenciária, e a futura reforma tributária, já mencionada pelo presidente Michel Temer”, declarou.

Marcos Jorge participou da abertura da 20⁰ edição do Comitê de Cooperação Econômica Brasil-Japão, na sede da Federação das Indústrias do Paraná, em Curitiba. Entre as medidas mais recentes, destacou aos empresários o esforço do governo federal para abrir espaço a novos investidores, inclusive japoneses, por meio das concessões anunciadas na última semana. Aeroportos, rodovias, portos e estatais terão o capital desestatizado.

Representando o ministro Marcos Pereira, o secretário-executivo lembrou que o trabalho para reorganizar o sistema produtivo brasileiro ocorre também por meio de políticas em curso no MDIC. É o caso de programas como o Brasil Mais Produtivo, que está presente em todas as unidades da Federação, e oferece consultoria a pequenos empresários, de forma que tornem seus processos produtivos mais eficientes.

Setores importantes para o PIB nacional, como o automotivo, são objeto de ações de estímulo a novos investimentos. Atualmente, o MDIC trabalha na elaboração do Rota 2030, política desenvolvida em conjunto com o setor produtivo e trabalhadores, para induzir a indústria automotiva nacional a alcançar patamares internacionais e se inserir nas cadeias globais.

“Também estamos melhorando o acesso ao mercado externo, por meio da abertura do comércio internacional e da desburocratização do comércio exterior, com o Portal Único”, lembrou. Outra prioridade nesta gestão são as iniciativas de facilitação de investimentos, tanto nas esferas bilateral quanto multilateral.

Brasil-Japão

O comércio bilateral Brasil-Japão atingiu 8,1 bilhões de dólares em 2016. Embora tenha apresentado retração na corrente de comércio, houve pequena alta no período de janeiro a julho, apontando tendência de reversão. A balança comercial com o Japão resultou em superávit de US$ 644 milhões no período. O país ficou em oitavo lugar no destino das exportações brasileiras este ano.

A avaliação, portanto, é de que há espaço para ampliar os negócios entre brasileiros e japoneses. O Brasil exporta principalmente minérios de ferro e seus concentrados, carne de frango, café cru em grão, alumínio em bruto, ferro e soja. No entanto, o país busca novas oportunidades junto ao mercado japonês, em áreas como eficiência energética, rotulagem ambiental e carros elétricos, entre outros exemplos. “O ministro Marcos Pereira lançou recentemente o grupo de trabalho para a Indústria 4.0”, lembrou.

A agenda do Comitê de Cooperação Econômica Brasil-Japão inclui ainda a participação da secretária-executiva do Conselho Nacional de Zonas de Processamento de Exportações do MDIC, Thaise Dutra. Em painel que ocorrerá nesta tarde, ela apresentará detalhes do regime de ZPE e as oportunidades de negócios. A proposta é organizar, ainda este ano, uma missão empresarial japonesa à ZPE do Pecém, no Ceará, e também divulgar o regime em Tóquio, durante evento para investidores, em 2018.

MDIC-METI

O diálogo com o Japão segue esta semana em Brasília, na quarta-feira (30). O MDIC sediará a XI reunião do Comitê Conjunto MDIC-METI, de promoção comercial, investimento e cooperação industrial. As discussões incluem temas como propriedade intelectual, cadeia de fornecedores da indústria automotiva, biocombustíveis, além de investimentos e infraestrutura.

Pelo lado brasileiro, o encontro será presidido pelo secretário de Desenvolvimento e Competitividade Industrial do MDIC, Igor Calvet. O Japão será representado pelo vice-diretor geral para Políticas de Comércio Exterior do Ministério da Economia, Comércio Exterior e Indústria (METI).

Fonte: Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços

Voltar - Início