Notícias
15/08/2017
Balança comercial pode colocar Brasil entre os principais saldos de 2017
 

Pela primeira vez, o Brasil deve figurar entre os cinco principais saldos comerciais em nível global. Segundo a AEB, entidade que representa o setor, isso se deve aos resultados recordes da balança comercial e à estimativa de que o superávit comercial atinja US$ 63,2 bilhões em 2017.

Os dados comerciais revelados ao longo do ano evidenciam essa trajetória de força do comércio externo brasileiro. Dados da Fundação Getulio Vargas (FGV), divulgados nesta terça-feira (15.08), mostram um aumento de 12,5% nas exportações e de 10,8% nas importações nos últimos doze meses encerrados em julho. O principal responsável por esse desempenho foi a indústria extrativa, cujas vendas ao exterior cresceram 49,7% no período.

Ao mesmo tempo, houve crescimento de exportações no setor agropecuário (+26%) e da indústria da transformação (+3,1%). “O desempenho favorável da balança comercial que deverá atingir o maior superávit da sua série histórica está associado principalmente às vendas de commodities”, apontou a entidade, em relatório.

De janeiro a julho, a balança comercial brasileira registrou recorde histórico em função de um superávit comercial de US$ 42,5 bilhões, valor 50,6% superior ao mesmo período do ano passado, segundo dados do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços.

Fonte: Portal Brasil, com informações da AEB, FGV e MDIC

Voltar - Início