Notícias
28/06/2017
Primeira Unidade Básica Fluvial de Fiscalização Metrológica do Brasil é inaugurada no Amazonas
 

A primeira Unidade Básica Fluvial de Fiscalização Metrológica do Brasil (UBFF) foi inaugurada nesta quarta-feira no estado do Amazonas, em Iranduba. Equipada para realizar atividades de fiscalização metrológica e de avaliação da conformidade por meio fluvial, a Unidade vai oferecer serviços como os de fiscalização em bombas de combustíveis, balanças comerciais, capacetes, brinquedos e extintores de incêndio.

Presente no evento de inauguração, o ministro substituto da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Jorge de Lima, disse que o MDIC empenha grande esforço em diversas frentes, como o Programa Brasil Mais Produtivo e o Portal Único de Comércio Exterior, para reforçar a confiabilidade do ambiente de trabalho e dos consumidores de produtos nacionais. “A UBFF servirá como instrumento de melhoria da gestão regional e irá atuar positivamente nas verificações e inspeções realizadas, gerando maior segurança para a sociedade local, além de ser um exemplo para o país”, afirmou.

A UBFF conta ainda com laboratórios Pré-Medidos, para análise de mercadorias embaladas na ausência do consumidor, como os produtos da cesta básica, e para verificar se o peso do produto corresponde com a informação indicada nas embalagens. A Unidade também está equipada com um Laboratório de Saúde - onde serão verificados instrumentos, como termômetros, esfigmomanômetros e balanças médica; com um laboratório de Cronotacógrafo, para verificar a caixa preta dos caminhões e com um Telecentro, para a realização de treinamentos a distância com equipes de técnicos.

As primeiras atividades da UBFF serão desenvolvidas no dia 30 de junho, no município de Parintins. Depois, a Unidade deverá percorrer todo o Estado do Amazonas.

Fonte: Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços

Voltar - Início