Notícias
22/09/2010
Cooperação entre Brasil-EUA tem avançado rapidamente, avalia Miguel Jorge
 
O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge, disse nesta terça-feira, durante a cerimônia de abertura da 2a Conferência de Inovação Brasil- Estados Unidos, promovida pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), que o resultado da cooperação entre os dois países tem avançado rapidamente e tem muito a progredir.
 
“Essa conferência é uma iniciativa fundamental nesse sentido (de aprofundar as relações entre os dois países). Os Laboratórios de Aprendizagem em Inovação, feitos desde 2007, permitiram novas parcerias e consolidaram sólidas redes de relacionamento, abrindo espaço para importantes negócios bilaterais”, afirmou o ministro.
 
Jorge citou a extensão do acordo firmado entre os dois países em junho para resolver a disputa em torno dos subsídios americanos ao algodão como um dos principais resultados dessa cooperação. O Brasil ganhou na Organização Mundial do Comércio (OMC) o direito de impor sanções a produtos americanos em mais de US$ 800 milhões, mas o acordo feito entre os dois governos evitou a imposição de retaliações.
 
O ministro lembrou ainda que o aumento da validade dos vistos de trabalho e turismo de cinco para dez anos e no número de voos entre os dois países também mostram como o relacionamento com os Estados Unidos tem avançado. Há acordos também na área de metrologia e pesquisas de saúde.
 
A representante adjunta para o Comércio dos Estados Unidos, Miriam Sapiro, afirmou que o atual governo americano “está interessado numa relação bilateral com novo tom, em que os dois países trabalhem juntos para identificar soluções mútuas e benéficas”. Segundo Sapiro, a cooperação está baseada na democracia, comércio e estabilidade regional.
Fonte: MDIC
Voltar - Início