Notícias
27/04/2017
Exportação e importação de máquinas aumentam no primeiro trimestre
 

Em março, os investimentos em máquinas e equipamentos registraram crescimento
de 27,9% em relação a fevereiro de 2017. Entretanto, esse dado não pode ser considerado como retomada de investimentos, pois na comparação com 2016 é observada queda de 12%. Os dados foram divulgados pelo Departamento de Competitividade, Economia e Estatística da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq).

Com relação às exportações, no mês avaliado as vendas externas foram de US$ 945 milhões, crescimento de 55,6% quando comparado com fevereiro/17. Na comparação interanual, o resultado também foi positivo (14,5%). Com isto, no 1° trimestre, o desempenho passa a ser positivo em 4,2%, marcado por exportações pontuais em determinados setores.

A China, que até fevereiro/17 tinha participação de 1,8% nas exportações brasileiras, com as vendas ocorridas em março/17, elevou esse percentual para 11,3%.

As importações também aumentaram no mês (+ 38,6%), igualmente marcadas por eventos pontuais. O crescimento das importações foi observado em todos os setores compradores de máquinas.

Fonte: Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ)

Voltar - Início