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24/01/2017
Preços de frutas e verduras caem na maioria das centrais de abastecimento
 

O preço das hortaliças, batata, tomate e alface continuam em baixa - inclusive menores em relação ao mesmo período de 2015 - na maioria das centrais brasileiras, apresentando apenas aumentos pontuais em alguns estados. Os dados são do 1° Boletim Prohort de Comercialização de Hortigranjeiros nas Centrais de Abastecimento (Ceasas), divulgados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) nesta terça-feira (24).

De acordo com o estudo, as hortaliças que apresentaram alta nas cotações em praticamente todos os mercados foram a cebola e cenoura, o que já é fato característico do período.

Já entre as frutas, o grande destaque de queda de preços no período foi o mamão, que teve aumento da oferta em vários mercados e pouca demanda, em virtude das festas de fim de ano e da maior competição com outras frutas tradicionalmente procuradas nesta época. Isso também contribuiu para a elevação da exportação do produto.

Banana e laranja apresentaram tendência de alta de preços em grande parte dos mercados. A laranja continua escassa nos entrepostos atacadistas. A melancia, por sua vez, apresentou aumento de oferta em todos os mercados em relação ao período anterior, mas com preços ainda sem uma tendência definida.

Neste mês, além das frutas e hortaliças analisadas regularmente pelo Prohort, outros produtos importantes na composição alimentar do consumidor apresentaram, da mesma forma, queda nas cotações. Entre as hortaliças, destacam-se as reduções na média de preços da abóbora (4%), couve-flor (12%), moranga e mandioquinha (18%), quiabo (22%), berinjela (24%), jiló (26%), batata-doce (28%) e espinafre (42%).

Em relação às frutas, importantes quedas de preços foram registradas para a goiaba (7%), melão (14%), uva (21%), manga (22%), caqui e tangerina (24%), pêssego (29%), limão (31%), ameixa (45%), amora (58%) e nectarina (63%).

Dados consolidados

Com o fechamento dos dados do último mês de 2016, o Boletim Prohort informa também a quantidade e o valor da comercialização de hortigranjeiros realizada durante todo o ano. A consolidação desses números evidencia uma redução de 3,35% no volume comercializado em relação a 2015, e um aumento de 14,63% no valor total nesse segmento da comercialização de produtos in natura, o que pode ser explicado por fatores climáticos e econômicos da atualidade brasileira.

Fonte: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

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