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24/01/2017
Brasil exporta US$ 1,57 bilhão em café em 2016
 

As exportações das empresas brasileiras que integram o “Brazil. The Coffee Nation”, projeto setorial realizado pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), renderam ao País uma receita de US$ 1,57 bilhão em 2016, recorde histórico anual que implicou substancial alta de 152,4% na comparação com os US$ 622 milhões registrados no ano anterior.

O projeto é composto por 177 empresas nacionais, das quais, no ano passado, 55 exportaram para 78 países. O principal comprador dos cafés brasileiros comercializados através do “Brazil. The Coffee Nation”, em 2016, foram os Estados Unidos, que investiram US$ 388,2 milhões na aquisição do produto. Na sequência, vieram Alemanha (US$ 271,4 milhões), Bélgica (US$ 146,7 milhões), Japão (US$ 129,3 milhões) e Itália (US$ 99,2 milhões).

Para o gestor do “Brazil. The Coffee Nation” na Apex-Brasil, Claudio Borges, é gratificante colher bons frutos desse trabalho conjunto com a BSCA. “Tenho a grande satisfação de ver recompensado mais um ano do árduo trabalho, que tem início na lida do campo e se completa na satisfação dos consumidores e na sofisticação das cafeterias, que se multiplicam mundo afora. Ao longo de toda essa cadeia de ações, dois fatores unem todos os que dela participam: o amor pelo café e a busca incessante da qualidade que agrega valor ao produto”, destaca.

A diretora da BSCA, Vanusia Nogueira, que é a gestora do “Brazil. The Coffee Nation” pela Associação, explica que resultados como o obtido em 2016 trazem, ao mesmo tempo, um sentido de dever cumprido e de mais responsabilidade junto a todos os parceiros. “Seguiremos buscando aperfeiçoar nossas ações, trazendo cada vez mais retorno ao investimento realizado através do projeto BSCA/Apex-Brasil e pelos empresários do setor de café”, diz.

SOBRE O PROJETO SETORIAL

O “Brazil. The Coffee Nation”, desenvolvido em parceria pela BSCA e pela Apex-Brasil, tem como foco a promoção comercial dos cafés especiais brasileiros no mercado externo. O objetivo é reforçar a imagem dos produtos nacionais em todo o mundo e posicionar o Brasil como fornecedor de alta qualidade, com utilização de tecnologia de ponta decorrente de pesquisas realizadas no País. O projeto visa, ainda, a expor os processos exclusivos de certificação e rastreabilidade adotados na produção nacional de cafés especiais, evidenciando sua responsabilidade socioambiental e incorporando vantagem competitiva aos produtos brasileiros.

Fonte: Apex-Brasil

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