Notícias
29/11/2016
Brasil vai integrar Clube de Paris
 


O Brasil passará a fazer parte do Clube de Paris, organização que representa os principais credores internacionais. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (28.11) pelo Ministério da Fazenda. A adesão será formalizada em cerimônia na capital francesa, que contará com a participação do ministro da pasta, Henrique Meirelles.

Como membro pleno do Clube de Paris, o Brasil aumentará sua influência na agenda financeira internacional e nas futuras renegociações de dívidas soberanas.

Na última reunião de chefes de Estado e de Governo do G20 (grupo das 20 principais economias do planeta), em setembro, na China, o Clube de Paris foi reconhecido como o principal fórum no qual os países podem reestruturar a dívida externa, com prazos mais longos ou juros menores.

Apesar de a dívida bruta brasileira ter subido nos últimos anos e ter ultrapassado 70% do Produto Interno Bruto (PIB, soma das riquezas produzidas no país), o País continua a ser credor externo.

Isso ocorre porque a dívida pública externa representa somente cerca de 5% da Dívida Pública Federal (DPF). Ao registrar a dívida externa pública e privada (das empresas), o Brasil deve US$ 335,4 bilhões, valor menor que os US$ 372,6 bilhões das reservas internacionais.

Fonte: Receita Federal do Brasil (RFB)

Voltar - Início