Notícias
04/10/2016
V Reunião Negociadora para a Ampliação e o Aprofundamento do ACE-53 entre o Brasil e o México
 

Realizou-se de 27 a 29 de setembro, na Cidade do México, a V Reunião Negociadora para a Ampliação e o Aprofundamento do Acordo de Complementação Econômica N° 53 (ACE-53), da qual participaram representantes dos governos do Brasil e do México.

A delegação brasileira foi chefiada pelo Embaixador Paulo Estivallet de Mesquita, Subsecretário-Geral da América Latina e do Caribe do Ministério das Relações Exteriores, e a mexicana, por Juan Carlos Baker, Subsecretário de Comércio Exterior da Secretaria de Economia do México.

Reuniram-se, na oportunidade, os grupos negociadores sobre acesso a mercados, facilitação do comércio, regras de origem, barreiras técnicas ao comércio, compras governamentais, serviços e solução de controvérsias.

O objetivo das negociações é alcançar uma ampliação significativa do universo tarifário com preferências no âmbito do Acordo, com a inclusão de novos produtos agrícolas e industriais.

Em 2015, o comércio entre o Brasil e o México foi de US$ 7,96 bilhões, havendo as exportações brasileiras para o mercado mexicano alcançado US$ 3,58 bilhões.

Fonte: Ministério das Relações Exteriores


Voltar - Início