Notícias
13/09/2016
MDIC realiza rodada de reuniões sobre o Building Information Modelling
 

A Secretaria de Desenvolvimento e Competitividade Industrial (SDCI) do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) irá coordenar uma rodada de reuniões com representantes de outras instituições governamentais do Brasil sobre a metodologia Building Information Modelling (BIM) nos dias 14 e 15 de setembro.

Realizado em parceria com a Embaixada do Reino Unido, o “Ciclo de Difusão das Melhores Práticas de Implementação do BIM” busca sensibilizar os formuladores de políticas públicas a respeito dos ganhos em economicidade e qualidade em obras públicas e o aumento da produtividade da construção civil que podem ser obtidos com a adoção dessa metodologia.

A primeira reunião bilateral será realizada na quarta-feira (14), às 14h, no MDIC, com a participação do Secretário de Desenvolvimento e Competividade Industrial, Igor Calvet. Em seguida, será realizado um encontro com o Deputado Júlio Lopes, da Frente Parlamentar do BIM, também no prédio do MDIC.

No dia seguinte (15.09), serão realizadas três reuniões: com o Diretor de Caracterização e Incorporação do Patrimônio da Secretaria de Patrimônio da União (SPU/MPOG), Washington Luke; com o Diretor de Obras Militares, General Eschiletti, que comentará a experiência da aplicação do BIM no Exército Brasileiro; e com o Secretário da Coordenação de Projetos do Programa de Parcerias de Investimento (PPI) da Presidência da República, Tarcísio Gomes de Freitas.

O Chefe de Assuntos Internacionais do BIM Task Group do governo britânico e Secretário do BIM Task Group da União Europeia, Adam Matthews, participará das reuniões para apresentar a Estratégia Nacional do Reino Unido para a difusão da metodologia e dados da modernização da construção civil britânica.

Sobre o Building Information Modelling (BIM)

O Building Information Modelling (Modelagem da Informação da Construção, em português) refere-se ao conjunto de políticas, processos e tecnologias que, combinados, geram uma metodologia para gerenciar o processo de projetar uma edificação ou instalação. Por meio do BIM é possível ensaiar o desempenho de uma obra e gerenciar as suas informações e dados utilizando plataformas digitais, o que permite ganhos de produtividade, redução dos custos e melhor cumprimento de cronogramas.

Mais informações a respeito da metodologia podem ser acessadas na publicação “BIM – Building Information Modeling no Brasil e na União Europeia”, elaborada a partir do projeto de cooperação MDIC/UE- União Europeia “Apoio aos Diálogos Setoriais UE-Brasil, Fase III”.

Fonte: Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços

Voltar - Início