Notícias
29/08/2016
Marcos Pereira e Afif Domingos assinam acordo para ampliar apoio às startups
 

O ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Pereira, defendeu nesta segunda-feira que o apoio à inovação e ao empreendedorismo é fundamental para o crescimento das micro e pequenas empresas, e, principalmente, para o desenvolvimento do país. "Nós temos no Brasil um povo naturalmente criativo e muito capaz. É hora de reter conhecimento e agregar valor ao que temos em casa", disse.

Marcos Pereira falou a mais de cem empreendedores e empresários investidores durante cerimônia de assinatura de convênio de cooperação técnica firmado com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em São Paulo, para ampliar o apoio da entidade ao MDIC no âmbito do programa Inovativa Brasil.

"O Brasil precisa avançar. Nós, no governo Temer, estamos bastante empenhados para a melhoria do ambiente de negócios, para a desburocratização. Não é possível que as nossas empresas gastem 2,6 mil horas de trabalho por ano com obrigações acessórias. O desenvolvimento do Brasil passa pelo setor produtivo. O empreendedorismo deve gerar emprego e renda. O melhor programa social é o emprego", disse Marcos Pereira.

O ministro também anunciou mudanças no perfil da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), para que a entidade passe a ter maior protagonismo no apoio à inovação. "Estamos reestruturando a ABDI para que ela tenha destaque no fomento às startups. Vamos sair da teoria para a prática”, afirmou o ministro.

Nesta segunda-feira, o Inovativa encerrou a etapa final do primeiro Ciclo de 2016. O evento, que durou três dias e foi realizado na Escola de Negócios do Sebrae de São Paulo, reuniu 125 startups em atividades de mentoria e treinamento. Hoje as empresas participantes apresentaram seus projetos a potenciais clientes, investidores e parceiros, no chamado Demoday.

"Esta é uma parceria de convicção daquilo que estamos fazendo pelo futuro do empreendedorismo e pelo futuro do Brasil. Esse convênio marca uma aliança fundamental entre o Sebrae e sua missão em favor do empreendedorismo em todo o Brasil", disse o presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos.

Com a assinatura do convênio, a expectativa é fomentar ações voltadas ao desenvolvimento de startups. Será criado um comitê gestor do programa, coordenado pelo MDIC, Sebrae e outros parceiros. Outro foco da parceria é a prospecção de mentores para o Inovativa. Além disso, o MDIC espera ainda facilitar o ingresso das empresas aceleradas às carteiras de atendimento do Sebrae nos estados.

Inovativa

O Inovativa Brasil é o maior e mais abrangente programa de capacitação, mentoria e conexão de empreendedores do país. Os empreendedores iniciantes que participam do programa recebem orientações para conduzir seus negócios.

O próximo ciclo de aceleração já está em andamento e se encerra em dezembro. Cada ciclo dura cerca de quarto meses e abre 300 vagas na primeira etapa e 125 na segunda, quando os finalistas apresentam seus negócios a investidores e empresas em uma grande banca de startups.

As inscrições para novos projetos serão abertas em fevereiro de 2017. Todos os detalhes sobre o programa estão no site www.inovativabrasil.com.br.

Fonte: Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços

Voltar - Início