Notícias
19/08/2016
Apex reúne exportadores brasileiros e compradores estrangeiros em rodada na Casa Brasil
 

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) realizou na última quarta-feira (17), a Rodada de Negócios de Alimentos e Bebidas Casa Brasil 2016. O evento reuniu empresas brasileiras e compradores estrangeiros na Casa Brasil, espaço integrado do Governo Federal para promoção da imagem do Brasil, localizado no Pier Mauá, no Rio de Janeiro.

Participaram do evento 59 empresas brasileiras do setor de alimentos e bebidas, com destaque para fabricantes de produtos naturais, orgânicos e funcionais, além de doces, bebidas como cerveja artesanal, cachaça, sucos, carnes, entre outros produtos.

Eles se reuniram com compradores internacionais, distribuidores ou varejistas, provenientes das Américas do Sul e Central, da Europa e da África.

Para o Coordenador de Promoção Comercial da Apex-Brasil, Rafael Prado, após impressões preliminares junto ao grupo de compradores e de exportadores, a avaliação foi muito positiva. “O dia foi muito exitoso em termos de negócios. Produtos como água de coco, biscoitos, cafés e chás mates tiveram um feedback bastante positivo”.

Para o português Fernando Olim, da Sousa & Olim Exportação e Importação, o mercado português é muito receptivo aos produtos brasileiros. “Já compramos muito do Brasil, mas estamos sempre buscando novidades e agradecemos à Apex-Brasil a oportunidade de estar aqui conhecendo novos produtores”.

Já Alexandr Kotlov, representante da empresa russa MegaBestFood, veio ao Brasil a procura de novos parceiros que possam fornecer legumes, frutas e alimentos de maior durabilidade. “Distribuímos para toda a Rússia. Normalmente, compramos de países europeus, mas estamos procurando novos negócios em novos mercados e esta é uma ótima oportunidade”, afirmou.

De acordo com o representante da sul-africana Bidvest Foodservice, Ebrahim Hasrod, esta é uma grande oportunidade de conversar pessoalmente com novos fornecedores. “Em eventos como este, podemos passar mais tempo com as empresas e tirar dúvidas que em muitos casos não conseguimos sanar pelos sites”.

Mónica Martínez Goyes, representante da empresa colombiana Carnes Frias Enriko, que é processadora de carne, também vem de olho em novos negócios. “O evento é uma ótima oportunidade para conhecer as tendências que existem no mercado brasileiro, que possui muitas similaridades com o colombiano”.

Já para o empresário André Machado, da Bio2 Organic, o evento foi mais uma demonstração de como a Apex-Brasil tem trabalhado positivamente para apoiar os exportadores brasileiros. “O governo brasileiro tem trabalhado muito bem neste aspecto, ajudando as empresas brasileiras não só na divulgação, mas na aproximação dos exportadores com compradores e em temas como logística”, avaliou.

De acordo com Roberto Ticoulat, diretor-executivo da Café Três Marias e presidente do Conselho Brasileiro das Empresas Comerciais Importadoras e Exportadoras - CECIEx, a Apex-Brasil tem um modelo excepcional de aproximação de negócios com outros países. ” Sabemos o trabalho que a Agência faz para inserir as empresas no mercado internacional. Não é só propaganda e marketing. Além de capacitação, desenvolvimento de novas ferramentas e representatividade do empresariado junto ao governo, é feito este tipo de encontro de negócios, que é importantíssimo”.

Segundo Adriano de Quadros, da GSA, a realização de rodadas de negócios pela Apex-Brasil é muito importante uma vez que é muito difícil para o exportador tentar alcançar o mundo sozinho. “Normalmente o empresário não tem o contato ideal. Gasta-se muito dinheiro para tentar chegar ao comprador. A Agência faz uma triagem e no evento ela já reúne empresas e compradores que têm interesses em comum”, afirmou.

Nesta quinta-feira, dia 18 de agosto, a Apex-Brasil organiza a Rodada Brasil Trade, que reunirá 29 empresas brasileiras ainda iniciantes no processo exportador, de diversos setores, a 14 tradings (comerciais exportadoras). As Rodadas Brasil Trade são uma forma de aproximar empresas que estão entrando no comércio internacional a tradings que as auxiliarão a inserir seus produtos em diversos mercados.

Fonte: Apex-Brasil

Voltar - Início