Notícias
12/08/2016
No Rio, Marcos Pereira convida especialistas em relações internacionais a trabalhar em conjunto com o MDIC
 

Durante visita ao Centro Brasileiro de Relações Internacionais (Cebri), com sede no Rio de Janeiro, o ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Pereira, anunciou que pretende intensificar a parceira do MDIC com a entidade.

O Cebri atua como contraparte de instituições estratégicas globais, como o Council on Foreign Relations, nos EUA, e a Chatham House, no Reino Unido, além de diversos outros Conselhos de Relações Internacionais no cenário global. "A parceria será muito importante para identificar novas oportunidades para o desenvolvimento industrial e comercial do Brasil", disse Marcos Pereira, em reunião realizada com o presidente da instituição, Rafael Benke.

"Acreditamos que uma melhor interação entre o MDIC e o Cebri poderá trazer resultados positivos para agenda comercial do Brasil", sugeriu o ministro. Na reunião, ficou definido que MDIC e Cebri atuarão em conjunto para a realização de estudos com intuito de contribuir para a formulação de uma agenda positiva para a indústria e para o comércio exterior brasileiros.

Marcos Pereira disse também que, dentro dos princípios da gestão pública, o governo federal está procurando dar uma visão mais pragmática às ações que estão sendo implementadas. "Nessa linha, estamos fortalecendo o Plano Nacional da Cultura Exportadora, que visa aumentar o número de micro e pequenas empresas no comércio exterior brasileiro. Além disso, estamos implementando o Portal Śnico de Comércio Exterior, que vai eliminar o uso do papel e diminuir a burocracia, os custos e os prazos para exportar e importar", acrescentou.

O Centro Brasileiro de Relações Internacionais foi criado em 1998. Sua sede está localizada no Rio de Janeiro e é uma instituição think tank multidisciplinar, a qual trata da formulação de conteúdo acerca do papel do Brasil no cenário internacional. O Cebri visa influenciar a construção da agenda internacional do país e sugere a aplicação de políticas públicas aos agentes governamentais; além disso, interage com diversas entidades da sociedade civil e empresarial.

Quanto à sua atuação, o Cebri organiza eventos e publica diversos estudos especializados nas áreas de comércio exterior, meio ambiente, política internacional e temas relacionados à América do Sul. Além disso, o think tank está criando o núcleo Brasil-Estados Unidos para acompanhar grandes temas na relação bilateral.

Fonte: Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC)

Voltar - Início