Notícias
03/08/2016
ABIEC celebra abertura do mercado dos EUA para carne bovina in natura
 

Entidade vê cenário ainda mais positivo para as exportações brasileiras.

Encerrando uma luta de mais de 15 anos do setor, foi anunciado o tão aguardado acordo que libera a exportação de carne bovina brasileira in natura para os Estados Unidos da América (EUA). O acordo entre as duas nações foi firmado no Comitê Consultivo Agrícola Brasil-Estados Unidos, em Washington, durante visita do Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, aos Estados Unidos, na última quinta-feira, 29 de julho.

Na tarde desta segunda-feira (1°), em cerimônia no Palácio do Planalto, em Brasília, o ministro Blairo Maggi e a embaixadora dos Estados Unidos, Liliana Ayalde, fizeram a troca de cartas de reconhecimento de equivalência dos controles oficiais de carne bovina entre os dois países, com a presença do presidente da República em exercício, Michel Temer. Tanto o Brasil poderá vender o produto para os norte-americanos, quanto os EUA para o mercado brasileiro, já que seguiram procedimentos de avaliação técnica independentes, que foram concluídos no mesmo período.

O presidente da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (ABIEC), Antônio Jorge Camardelli, acompanhou a comitiva brasileira em Washington e a cerimônia em Brasília, celebrando mais esta conquista para as exportações brasileiras. "A decisão atende à demanda e necessidades do setor e resulta do empenho e esforços conjuntos entre todos os elos da cadeia produtiva da carne bovina e, em especial, dos técnicos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento", afirma Camardelli.
Com o anúncio, frigoríficos de 14 Estados (Bahia, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins) e do Distrito Federal estarão habilitados a exportar carne in natura.

Atualmente, o Brasil já exporta carne industrializada para os EUA, que é um importante parceiro comercial e lidera o ranking de importadores nessa categoria de carne brasileira. Somente neste ano (janeiro a junho), foram enviadas mais de 15 mil toneladas de carne industrializada brasileira para os Estados Unidos, resultando em um faturamento de US$ 130 milhões.

Para a carne in natura, o Brasil entrará em uma cota inicial de 64 mil toneladas - que inclui também países da América Central. Os embarques devem ter início em setembro.

Fonte: Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (ABIEC)

Voltar - Início