Notícias
01/07/2016
BMW inicia exportação pelo Porto de Paranaguá
 

A BMW, fabricante alemã de automóveis, iniciou nesta quarta-feira (29.06) a operação de exportação de veículos pelo Porto de Paranaguá. O porto paranaense foi escolhido pela marca pela sua experiência na operação deste tipo de carga. Como o destino dos automóveis é o exigente mercado norte-americano, a carga precisa chegar em perfeito estado, sem qualquer possibilidade de avaria.

Esta remessa, com 200 veículos, é a primeira de um total de 10 mil unidades que serão enviadas para os Estados Unidos até o começo do ano que vem. As unidades do modelo X1 são produzidas na planta de Araquari, em Santa Catarina, e são transportadas por cegonheiras até o Porto de Paranaguá, que fica cerca de 200 quilômetros de distância da fábrica. “O Porto de Paranaguá tem uma experiência incomparável na movimentação de veículos e é isso que os fabricantes de automóveis vêm buscar aqui”, afirma o secretário de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho.

A partir de julho, a marca deve exportar cerca de 1,5 mil veículos por mês aos EUA partindo de Paranaguá. “O porto de Paranaguá é uma escolha natural para a exportação de uma produção como esta pelo cuidado que o porto tem na movimentação deste tipo de carga. Todas as exigências do fabricante foram atendidas, como a colocação de rampas especiais para o embarque dos automóveis”, afirma o diretor-presidente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), Luiz Henrique Dividino.

O navio Isolde, de bandeira sueca, veio do Porto de Vitória e encostou no berço 218 do porto às 12h para iniciar a operação.

HISTÓRICO - O Porto de Paranaguá é o segundo que mais exporta automóveis em todo o Brasil e por isso é uma referência na movimentação deste tipo de carga.

Em 2014 e 2015, foram embarcados mais de 70 mil veículos por Paranaguá com destino ao mercado externo. No sentido contrário, no mesmo período, foram importados 130 mil automóveis pelo porto.

Fonte: Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (APPA)

Voltar - Início