Notícias
25/04/2016
Apex-Brasil Promove Capacitação em Atração de Investimentos
 

Evento reúne representantes de governos estaduais, federações de indústria e de órgãos federais em Brasília

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) realiza em Brasilia, nos dias 25 a 27 de abril, um workshop com o objetivo de capacitar integrantes dos governos estaduais e federal na promoção de investimentos estrangeiros. O evento é realizado em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), a Câmara de Comércio Exterior (CAMEX), o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e a Agência Nacional de Comércio Exterior e Investimento da Coreia do Sul (KOTRA).

Durante dois dias, representantes de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal participam de sessões dinâmicas, que incluem palestras, exercícios práticos e estudos de caso.  As sessões serão ministradas por consultor contratado pela Apex-Brasil, com a participação de especialistas brasileiros e de países como Estados Unidos, Japão, Reino Unido e Coreia do Sul. Serão tratados temas como o cenário econômico atual, a competitividade local e a estratégia das Agências de Promoção de Investimentos (IPAs). No terceiro dia, o modelo coreano para atrair investimentos, que inclui um escritório de Ombudsman de Investimento Estrangeiro, será apresentado como um exemplo bem sucedido.

Desde 2009, a Apex-Brasil atua junto aos governos estaduais na atração de investimentos estrangeiros, difundindo melhores práticas e incentivando a estruturação eficiente dos órgãos dedicados à atração de investimentos e melhorias no ambiente de negócios local.  No processo de decisão dos investidores internacionais de se instalar no país, estados e municípios possuem um papel fundamental na negociação de incentivos tributários e concessões de benefícios. “Capacitar os entes estaduais é vital para a atividade de promoção de investimentos desenvolvida pela Apex-Brasil, pois o atendimento ao investidor estrangeiro depende em grande parte da capacidade dos estados e municípios de fornecer informações e ter conhecimento técnico para atendê-los de forma efetiva”, explica a gerente de Investimentos da Apex-Brasil, Maria Luisa Cravo.

Durante o evento, os participantes também vão conhecer novos serviços oferecidos pela Apex-Brasil para os estados, incluindo um curso elaborado com base na metodologia do Banco Mundial de melhores práticas em promoção de Investimentos Estrangeiros Diretos, disponível na plataforma de cursos online da Agência, Passaporte para o Mundo.

Fonte: Apex-Brasil

Voltar - Início