Notícias
08/04/2016
Debates internacionais marcaram o mês de março
 

O Inmetro integra comitês de debates internacionais e regionais e, constantemente, participa das reuniões desses grupos. Na primeira quinzena do mês de março, representantes da Coordenação-Geral de Articulação Internacional (Caint) estiveram presentes em encontros com os países do Mercosul e na reunião da Organização Mundial do Comércio (OMC). Os assuntos debatidos envolveram regulamentos e também barreiras técnicas ligadas a autopeças, brinquedos e alimentos e bebidas.

Encontro do Subgrupo de Trabalho 3 do Mercosul

Sob a coordenação do Inmetro, o Subgrupo de Trabalho 3 do Mercosul tem como escopo a discussão de temas ligados a alimentos, gás de uso doméstico e veicular, avaliação da conformidade, além da metrologia de instrumentos e pré-medidos. Nesta última reunião, realizada no Uruguai, uma das ações do grupo foi aprovar a revisão de dois regulamentos técnicos: “produtos de cervejaria” e “embalagens, revestimentos, utensílios, tampas e equipamentos metálicos em contato com alimentos”. A representante do Inmetro na reunião foi a coordenadora nacional alterna, Maria Manuela Mota dos Santos.

Reunião da Organização Mundial do Comércio

O Inmetro também compôs a Delegação Brasileira nas reuniões bilaterais e multilaterais realizadas no âmbito do Comitê sobre Barreiras Técnicas ao Comércio da OMC, na Suíça. Entre os temas debatidos estavam barreiras técnicas ligadas à exportação de alimentos, bebidas, autopeças, madeira e móveis e produtos químicos. “Seguiremos acompanhando estes mercados, juntamente com as associações industriais, e, se observarmos possíveis impactos sobre as exportações brasileiras, faremos os questionamentos necessários”, explica o chefe substituto da Divisão de Superação de Barreiras Técnicas e representante do Inmetro na delegação, Diego Pizetta.

Fonte: Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO)

Voltar - Início