Notícias
01/04/2016
Vinho brasileiro ganha espaço em feira alemã
 

Entre 13 e 15 de março, Berlim sediou a 22ª edição anual da feira ProWein, um dos mais destacados eventos internacionais do setor de vinhos e espumantes. De acordo com os organizadores, a edição de 2016 abrigou 6.200 expositores de 59 países, com mais de 55 mil visitantes de 126 países. A ProWein é considerada a plataforma de negócios mais importante do mundo para o setor.

O Brasil participou com dez vinícolas em um pavilhão compartilhado dentro do projeto Wines of Brazil, sob a coordenação do Instituto Brasileiro do Vinho - IBRAVIN. No pavilhão, cada empresa, com estande próprio, ofereceu degustação de seus produtos e informações sobre as vinícolas por meio de folhetos e catálogos. Havia, ainda, dois espaços abertos com mesas para negociação e apresentações de música brasileira com degustação de coquetéis de vinhos e espumantes de frutas. O pavilhão foi instalado em local estratégico, com grande visibilidade e fluxo de pessoas no hall “overseas”, destinado a países de fora do continente europeu.

Participaram da ProWein 2016 as vinícolas Basso Vinhos e Espumantes Ltda., Valduga Vinhos Finos Ltda., Cooperativa Vinícola Aurora Ltda., Lidio Carraro Boutique Winery Ltda., Miolo Wine Group Vitivinicultura Ltda., PIZZATO Vinhas e Vinhos (Vinícola Pizzato Ltda), Vinícola Salton S/A e Vinícola Perini Ltda. Pela primeira vez, estiveram presentes as vinícolas Don Guerino e a Peterlongo S.A., esta última com espumantes.

Os empresários brasileiros avaliaram muito positivamente sua presença na ProWein. Além de conhecerem novos potencias mercados no exterior, as vinícolas tiveram a oportunidade de difundir o conhecimento do vinho brasileiro no mundo. São boas as perspectivas de negócios após a feira, especialmente com novos importadores dos Estados Unidos e da Inglaterra. A forte presença de visitantes e compradores da Ásia abriu possibilidades de novos mercados na China e no Japão.

Atualmente, seis empresas brasileiras já exportam para a Alemanha. O Setor de Promoção Comercial da Embaixada do Brasil em Berlim, além de prestar apoio aos expositores, também distribuiu a publicação “Estudo sobre o Mercado Alemão de Vinhos e Espumantes”.

Fonte: Ministério das Relações Exteriores

Voltar - Início