Notícias
23/03/2016
ANTAQ e CODESP dão continuidade à agenda positiva do Porto de Santos
 

O diretor da Agência Nacional de Transportes Aquaviários - ANTAQ, Adalberto Tokarski, se reuniu nesta terça-feira (22.03), na sede da Agência, em Brasília, com o diretor-presidente da Companhia Docas do Estado de São Paulo (CODESP), Alex Oliva, e o superintendente Jurídico da Companhia, Gabriel Eufrásio. Tokarski estava acompanhado do superintendente de Desempenho, Desenvolvimento e Sustentabilidade da autarquia, Rogério Menescal, e do gerente de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Agência, Marcos Maia Porto.

O objetivo do encontro foi discutir a agenda ambiental positiva entre a ANTAQ e a Secretaria de Portos - SEP, com destaque para o conjunto de ações que serão adotadas pela CODESP, no curto e médio prazos, visando ao aprimoramento do Índice de Desempenho Ambiental - IDA do Porto de Santos.

O plano de ação é fruto de discussões prévias com aquela cia. docas, iniciada durante visita recente da ANTAQ ao Porto de Santos e prosseguida com a reunião entre as partes, na semana passada, em Brasília, com a participação da Secretaria de Portos - SEP. O principal objetivo do plano de ação é a obtenção da licença de operação do porto santista junto ao IBAMA, que deverá ser concedida ainda este ano.

Além da licença de operação, outras conformidades para melhoria da gestão ambiental estão sendo finalizadas, como a Agenda Ambiental Institucional daquela autoridade portuária, e que contemplam também os terminais arrendados. Concluídas essas ações, a CODESP deverá alcançar as primeiras colocações no ranking do IDA, que é coordenado pela ANTAQ.

Participaram ainda da reunião a especialista Portuária, Maria Luíza Gusmão, e o especialista em Regulação, da Gerência de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Agência, Alessandro Bearzi, e o assessor da Diretoria, Espedido Filho.

Fonte: ANTAQ

Voltar - Início