Notícias
14/03/2016
Receita Federal é destaque em vídeo da OMA sobre a atividade de Combate ao Contrabando e Descaminho
 

Entre os dias 29 de fevereiro e 4 de março de 2016, em Bruxelas, ocorreu a 35ª Sessão do Enforcement Committee da Organização Mundial das Aduanas (OMA), que contou com a presença de representantes de mais de 100 países, inclusive o Brasil.

Na abertura deste evento, foi lançado um vídeo com imagens do combate às fraudes aduaneiras, em especial ao contrabando e descaminho, realizadas em diversos países do globo. A Aduana Brasileira teve destaque pelas suas Operações de Vigilância e Repressão Aduaneira, que buscam garantir a segurança de nossas fronteiras e do comércio internacional, protegendo nossa economia e sociedade.

O vídeo é um elogio ao trabalho realizado pelas Divisões de Repressão ao Contrabando e Descaminho e pelas Unidades Aduaneiras Locais que, pelos elevados níveis de comprometimento e capacidade técnica dos seus servidores, permitiu que o Brasil recebesse merecida visibilidade na reunião, tendo em vista o crescimento dos índices de apreensões de cigarros, de drogas e de produtos pirateados e contrafeitos.

Também merecem destaque as ações de controle aduaneiro em todas as suas vertentes: bagagem, remessas expressas e postais, controle de carga e trânsito, despachos de importação e exportação e fiscalização aduaneira a posteriori. Trata-se, portanto, de um trabalho conjunto e alinhado, realizado em consonância com o Modelo de Controle Aduaneiro da RFB.

Sobressai, portanto, a importância da atividade e a homenagem a cada servidor atuante na comunidade aduaneira global, elevando igualmente a representatividade da Receita Federal do Brasil.

Acesse aqui o vídeo

Assista também versões no canal da OMA no Youtube em Inglês ou Francês.

Fonte: Receita Federal do Brasil (RFB)

Voltar - Início