Notícias
22/02/2016
Receita Federal participa de mais uma etapa da Operação Lava Jato
 
É investigado o uso de contas no exterior em nome de offshores para pagamentos e recebimentos de valores

A Receita Federal, em apoio à Polícia Federal, participa nesta segunda-feira (22), de mais uma fase da Operação Lava Jato, promovendo conjuntamente o cumprimento de mandados de busca e apreensão expedidos pela 13ª Vara Federal de Curitiba, nas cidades de Salvador e Camaçari (BA). Outras medidas judiciais de buscas e de prisão e conduções coercitivas estão sendo cumpridas pela Polícia Federal também no Rio de Janeiro (RJ) e em São Paulo (SP).

A Receita Federal vem apoiando desde o final de 2013 as investigações da Polícia Federal e da Força-Tarefa do Ministério Público Federal, dentro da denominada “Operação Lava Jato”.

Esta 23ª fase da operação envolve fatos ligados, principalmente, ao uso de contas em nome de várias offshores no exterior que teriam sido utilizadas por seus responsáveis ou beneficiários - cidadãos, executivos, operadores financeiros e empresários brasileiros - tanto para pagamentos e recebimentos de vantagens indevidas, como para pagamentos de contraprestações de serviços prestados no Brasil ou no exterior, adotando os responsáveis estratégias de vários níveis de dissimulação.

Identificou-se na investigação, também, operação imobiliária de apartamento de luxo adquirido por um dos envolvidos, em que parte do valor da transação teria sido repassado por offshore de sua responsabilidade para conta do vendedor no exterior, possivelmente ocultando-se da RFB o real valor da transação.

Espera-se que as buscas realizadas hoje possam trazer novos elementos para outros fatos em apuração, como a identificação adicional de beneficiários ou responsáveis por offshores que receberam expressivos valores repassados no exterior.

Mais informações serão repassadas em coletiva à imprensa, na sede da Polícia Federal em Curitiba (PR), na manhã desta segunda-feira.

Fonte: Receita Federal do Brasil (RFB)
Voltar - Início