Notícias
17/02/2016
MDIC e CNI firmam acordo de cooperação para estimular a atração de investimentos no Brasil
 
O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Armando Monteiro, e o presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga de Andrade, assinaram hoje (16/02) acordo de cooperação que visa estimular a colaboração para a atração de investimentos produtivos no Brasil, a ampliação do intercâmbio de informações e a articulação de ações de facilitação de investimentos.

O acordo busca estreitar a troca de dados entre a Rede Nacional de Informações sobre o Investimento (Renai) do MDIC e a Rede Brasileira dos Centros Internacionais de Negócios (CIN) da CNI. “O objetivo é fazer uma integração entre os agentes públicos e privados que atuam no sentido de disseminar informações e acessar os bancos de dados em apoio aos investimentos produtivos no país”, disse Monteiro.

A parceria entre as duas entidades prioriza medidas para a geração de novas oportunidades de negócios no Brasil, como o atendimento de melhor qualidade aos potenciais investidores, a promoção de parcerias entre empresas nacionais e internacionais e a realização de estudos, missões e eventos em setores estratégicos ao desenvolvimento industrial e regional.

O acordo prevê ainda que agentes públicos e privados envolvidos na dinâmica de atração de investimentos estrangeiros trabalhem de forma sinérgica para garantir cada vez mais a formação de um ambiente favorável à facilitação de investimentos produtivos no Brasil.

Na ocasião, o ministro Armando Monteiro também falou sobre o cenário econômico atual e as perspectivas de mudanças nos próximos anos. Monteiro passou uma mensagem de confiança aos diretores da CNI e acredita que a alta do câmbio é uma situação bastante favorável no momento. De acordo com o ministro, o comércio exterior é uma saída importante em épocas de crise. “O Brasil tem que aproveitar a oportunidade que o câmbio está oferecendo e buscar contratar demanda externa”, afirmou.

Fonte: Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC)
Voltar - Início